Autopeça Legal

Guarda Municipal pode passar a atuar na fiscalização da venda de autopeças

Em audiência, representante da Polícia Civil ponderou que medida pode esbarrar na divisão de competências firmada em legislação federal

terça-feira, 18 Setembro, 2018 - 19:15
Em audiência, vereador propõe força-tarefa com Polícia Civil e Guarda Municipal

Foto: Abraão Bruck/CMBH

Em audiência pública realizada nesta terça-feira (18/9), a Comissão de Administração Pública discutiu o Projeto de Lei 363/17, que tramita em 1º turno e altera a rotina de fiscalização da venda de autopeças em Belo Horizonte. De autoria do vereador Pedro Bueno (Pode) e batizado de "Autopeça Legal", o PL propõe que todos os estabelecimentos do Município que comercializam peças automotivas comprovem a procedência delas. A apresentação e a discussão da proposta reuniram representantes da Polícia Civil, da Guarda Municipal e do setor de autopeças, que discutiram aspectos técnicos implicados no registro e identificação dos produtos, bem como na divisão de competências entre os órgãos para fiscalizar o setor.

Com o uso de vídeos, Pedro Bueno explicou que o projeto propõe que o Executivo, por meio da Guarda Civil Municipal, realize a fiscalização das lojas de autopeças e similares. Estabelecimentos que vendem peças ilegais seriam notificados e multados e, em caso de reincidência, perderiam o alvará de funcionamento. Ele explicou que busca combinar ações policiais com administrativas. “A gente quer, com a expertise da Polícia Civil, a representação dos sindicatos de lojas de autopeças e outros estabelecimentos e órgãos, compreender melhor a situação para atuar no combate à venda de peças ilegais”.

O responsável pela Delegacia Especializada de Investigação em Furtos e Roubos de Veículos Automotores da Polícia Civil, Rafael Lopes, apontou que a entidade notificou diversos comerciantes durante um ano, com base na Lei Federal n° 12.977/14. Como resultado, 70 empresas foram interditadas (dentre lojas, desmontes, autopeças e recondicionadoras), e seus materiais apreendidos. Desses 70 estabelecimentos, de 15 a 20 foram desinterditados porque estão se enquadrando à Lei.  Lopes afirmou que, em agosto deste ano, houve uma diminuição de 49% nos roubos e furtos de veículos, em comparação com o mesmo mês de 2017.

Atuação da Guarda

Rafael Lopes elogiou o PL, mas questionou o parágrafo que cita a atuação da Guarda Municipal. Segundo ele, projeto está tratando do mesmo tema da norma federal (Lei 12.977/14), regulamentada pela Resolução 611 do Contran e, em Minas, pela Portaria 397, do Detran. “A lei determinou que a competência para fiscalizar e punir, inclusive com interdição, qualquer empresa relacionada a atividades de desmonte, comércio, recondicionamento, reciclagem e desmontagem de veículos seria dos órgãos executivos de trânsito em cada estado (Detran)”. Para ele, a Guarda poderia contribuir mediante assinatura de convênio com o Detran e o município seria responsável por cassar o alvará de funcionamento dos estabelecimentos em desacordo.

As normas do Contran e Detran também foram citadas por outro representante da Polícia Civil, Wesley Geraldo Campos, que afirmou que “municipalizar a fiscalização invade a competência estadual”,  mas esclareceu ser “de grande valia a participação municipal e a ajuda da Guarda e de outros órgãos”.

Pedro Bueno lembrou que o projeto proposto visa fiscalizar apenas autopeças, e não desmanches ilegais. De acordo com ele, se constatada a irregularidade, o município poderia exercer “poder de polícia administrativa”, por meio da Guarda Municipal e outros órgãos. Sobre a Guarda, afirmou que sua atuação tem se expandido, sendo “dotada de reservas legais para atuar”, inclusive na fiscalização de autopeças, o que colocaria a corporação em condições de integrar uma força-tarefa conjunta, sem invadir competências.

“O Estatuto da Guarda prevê competência de fiscalização em caso de prejuízo de bens municipais”, lembrou o representante da Guarda Municipal, Fernando Alonso, citando o crime de receptação. Ele também sugeriu um estudo técnico para operacionalização das operações, em caso de aprovação do projeto.

Codificação

No mercado de autopeças há 33 anos, o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Automóveis e Acessórios de Belo Horizonte (Sincopeças – BH), Helton Andrade, levantou alguns pontos que, segundo ele, atrapalhariam uma efetiva fiscalização. Um deles seria a dificuldade de codificação das peças, que podem chegar a casa dos milhares no estoque de apenas uma loja. Outros entraves seriam a diferença dos números de série das peças entre fábricas e montadoras; a diversidade de veículos existente no mercado; a quantidade e "idade" das autopeças já que parte significativa dos estoques está armazenada há muito anos, em alguns casos décadas.

Assista ao vídeo da reunião na íntegra.

Em atendimento às restrições previstas na legislação eleitoral, os conteúdos noticiosos publicados neste portal e nas redes sociais da Câmara de BH deixarão de mencionar nomes de vereadores que disputarão cargos na próxima eleição. As limitações ocorrerão no período de 7 de julho a 7 de outubro de 2018.