CONJUNTO RIBEIRO DE ABREU

Revitalização de ponte e de passarela de acesso deve sair em ate 90 dias

Demandas foram apresentadas pela comunidade em visita técnica da Comissão de Transporte e Sistema Viário

quarta-feira, 4 Julho, 2018 - 13:15
Vereador Edmar Branco e representantes da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, BHTrans, Sub-Secretaria de Assuntos Institucionais da PBH, Administração Regional Nordeste e 1ª Coordenadoria Regional do Departamento de Estradas de Rodagem, em visita técnica ao Conjunto Ribeiro de Abreu

Mateus Santos Machado

A revitalização de uma ponte que dá acesso a motoristas que transitam no Conjunto Ribeiro de Abreu (Região Nordeste) e a manutenção da única passarela que permite a circulação de pedestres na região foram reivindicações apresentadas pela comunidade e pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário à Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, em visita técnica nesta quarta-feira (4/7). Após vistoria ao local, a prefeitura Pomprometeu-se a dar andamento às melhorias demandadas. Requerente da atividade, o vereador Edmar Branco (Avante), afirmou que vai oficializar as solicitações por meio da comissão. A expectativa é que a readequação do espaço seja viabilizada em até 90 dias.

Os moradores reclamaram que a ponte não é mão dupla, permitindo a passagem de somente um carro por vez, causando acidentes, e pediram, então, uma rotatória para o trecho. Solicitaram, ainda, o recapeamento, revitalização das laterais e jateamento de concreto nas cabeceiras da ponte, a fim de evitar o desmoronamento. O único acesso de pedestres ao local é uma passarela, localizada nas imediações. Desta forma, a comunidade pediu a manutenção da mesma, que encontra-se com ferrugens, melhoria da iluminação, pintura e poda de árvores, que acabam comprometendo a segurança dos transeuntes. Vale ressaltar que existe um posto de saúde e uma escola próxima ao local.

Após relatos e reivindicações relativas a problemas enfrentados pela comunidade, o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Josué Valadão, afirmou que na ponte será feito um trabalho preventivo de jateamento. Quanto à solicitação de encaixe da ponte com a Rodovia MG 020, ressaltou que é necessário um acordo com o Estado, que manifestou-se favorável à municipalização do trecho, mas que devem ser transferidos, para tanto, recursos do Estado. O secretário comprometeu-se, ainda, a executar a pintura da ponte, para melhoria da visualização noturna. Quanto à proteção de crianças e veículos desgovernados, que se expõem frequentemente ao risco de queda, falou que será construído um guard-rail (mureta de proteção), visando o escoamento da água, evitando, também, escorregões.

No que se refere à passarela próxima à ponte, Valadão argumentou que é preciso que seja firmada uma parceria com a Copasa, para que seja feita a manutenção da via. Quanto à iluminação, disse que enviará funcionários para vistoriarem a passarela à noite, objetivando avaliar o funcionamento da iluminação e árvores existentes no local e realizarem, assim, as melhorias necessárias. O secretário estabeleceu um prazo de no máximo três meses para a solução dos problemas apontados.

Encaminhamentos

Para o vereador Edmar Branco (Avante), que requereu a visita, a ponte, que existe há cerca de cinquenta anos na região, não oferece mais condições de receber o fluxo de veículos

que lá transitam e o crescimento da população. Considerando a visita positiva, ele informou que encaminhará ofício à Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, a fim de documentar o que foi acordado no encontro.

Também compareceram à vistoria representantes da BHTrans, da Sub-Secretaria de Assuntos Institucionais da PBH, da Administração Regional Nordeste e da 1ª Coordenadoria Regional do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/MG).