UPA CENTRO-SUL

Comissão verificou disponibilidade de insumos e gestão eficiente na unidade

Com sistema informatizado, UPA garante acesso rápido a prontuários. Reclamação é o tempo de espera para quadros menos graves

sexta-feira, 20 Julho, 2018 - 18:30
Estoque de remédios como dipirona e outros insumos

Foto: Abraão Bruck / CMBH

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Centro-Sul recebeu a visita da Comissão de Saneamento e Saúde na tarde desta sexta-feira (20/7). Diferentemente das demais unidades que compõem o SUS-BH, a UPA Centro-Sul é administrada pela Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), que desenvolve soluções em gestão de projetos de pesquisa, ensino e extensão da UFMG e de outras instituições parceiras. O diferencial, de acordo com a gerente da UPA, traz benefícios para a unidade, onde não ocorre falta de medicamentos e insumos. O vereador Helio da Farmácia (PHS), autor do requerimento para a visita técnica, elogiou a gestão da unidade e propôs a adoção de um sistema que reduza o tempo de espera para atendimento aos pacientes classificados como pouco urgentes. Esse sistema, denominado Fast Track, já está sendo implantado na UPA Leste, e resolveria a principal reclamação dos usuários da Centro-sul, que diz respeito à demora no atendimento de casos menos graves. A gerente da unidade explicou que a expectativa é de que o Fast Track passe a vigorar na UPA Centro-sul a partir do ano que vem.

Demanda

A crise econômica vivida pelo Brasil nos últimos anos tem feito com que muitas pessoas deixem de pagar planos privados de saúde e passem a buscar atendimento médico no SUS. Esse fato, segundo a gerente da UPA Centro-Sul, Chirley Rodrigues, estaria aumentando a procura pela unidade. De acordo com ela, são atendidos, em média, 133 pacientes por dia. Desse total, de cinco a seis pessoas estão em situação de rua. Outro fator que gera grande procura pela unidade é a sua localização. Instalada em um prédio na Rua Domingos Vieira, 488, no Bairro Santa Efigênia, o equipamento se encontra na chamada área hospitalar da capital, podendo ser acessado por metrô e por diversas linhas de ônibus. 

Essa facilidade de acesso por parte de usuários de diversas regiões, inclusive de fora de Belo Horizonte, e de pessoas que recorrentemente fazem uso dos serviços de saúde existentes na área hospitalar contribui para incrementar a procura por atendimento na UPA Centro-Sul.

Para otimizar os processos de atendimento diante da grande demanda, a unidade adota o Protocolo de Manchester, um processo de classificação da gravidade do quadro dos pacientes por meio do uso de cores. A classificação vai do verde - no caso de pacientes não urgentes e que, portanto, podem aguardar atendimento por mais tempo - ao vermelho, que corresponde a um quadro emergencial e que necessita de acesso a serviço médico imediato. A categorização é feita após uma triagem e se baseia nos sintomas apresentados pelo paciente. Se a adoção do Protocolo de Manchester garante racionalidade aos atendimentos, a partir da classificação de risco e da definição de prioridade clínica, gera também reclamações por parte de pacientes não urgentes, que esperam atendimento por mais tempo, dada a priorização dos casos mais graves, independentemente da ordem de chegada à unidade de saúde.

Uma alternativa para tornar mais ágil o atendimento de usuários que apresentem quadro de nenhuma ou de pouca urgência é a adoção do Fast Track, que funciona como ferramenta adicional ao Protocolo de Manchester. Por meio desse modelo, é criada uma equipe para atender aos casos não prioritários. O vereador Hélio da Farmácia lembrou que, em visita técnica realizada na manhã desta sexta-feira (20/7) à UPA Leste, foi anunciada a implantação do método Fast Track na unidade. O parlamentar destacou que o tempo médio de espera pelos pacientes com pouca, ou nenhuma, gravidade será consideravelmente reduzido após a aplicação da ferramenta e sugeriu que ela venha a ser adotada também na UPA Centro-Sul. A gerente da unidade explicou que a expectativa é de que o Fast Track seja implantado de modo processual em todas as UPAs de Belo Horizonte e que a unidade localizada na região Centro-Sul deve passar a contar com o modelo a partir do ano que vem. Ainda segundo ela, cerca de 70% dos pacientes atendidos na UPA Centro-Sul são classificados na categoria verde, isto é, não demandam atendimento urgente, fazendo com que o Fast Track seja uma alternativa adequada para assegurar que os usuários tenham acesso aos serviços médicos com mais agilidade.

Especificidades

Diferentemente do que ocorre com as demais Unidades de Pronto-Atendimento da capital, a UPA Centro-Sul é administrada pela Fundep, o que garante características próprias a este equipamento de saúde. Nela, todos os funcionários são contratados pela Fundep e estão submetidos às normas da CLT e não ao estatuto do servidor. Além disso, as compras de medicamentos e outros insumos são realizadas pela Fundep. Chirley Rodrigues explicou que não há registro de falta desses produtos na unidade.

Outro diferencial da UPA Centro-Sul, assegurado pelo convênio entre a PBH e a Fundep, é a informatização de todo o seu processo de gestão, o que permite o controle eficiente de medicamentos e insumos. Por meio do sistema informatizado de gestão é possível saber rapidamente a média de gasto de cada medicamento por dia e por semana, o que permite adquiri-los no prazo necessário, de modo a evitar que venham a faltar. Além disso, ao adotar um modelo eficiente de aquisição de medicamentos, por meio do uso de recursos tecnológicos de gestão, torna-se possível também evitar a perda de medicamentos por conta do vencimento do prazo de validade. A gerente da UPA Centro-Sul explica que os recursos tecnológicos permitem saber o que precisa ser comprado e quando, racionalizando todo o processo.

Além do controle de medicamentos e outros insumos, também os prontuários médicos estão submetidos ao uso de ferramentas digitais. Com isso, todo o histórico do paciente na UPA pode ser rapidamente acessado por computador, o que inclui dados relativos a exames, evolução médica, prescrição de medicamentos, entre outras informações relevantes. A gerente Chirley Rodrigues explica que se um paciente que se consultou na UPA anos atrás retornar à unidade para novo atendimento, todo o prontuário estará acessível pelo sistema informatizado. A garantia de acesso ágil a informações de saúde auxilia no tratamento de todos os pacientes que fazem uso da UPA Centro-Sul, mas, ainda mais, no atendimento de pessoas em situação de rua, que, conforme explicou Chirley Rodrigues, muitas vezes não aderem a tratamentos prescritos ou não têm condições de prestar informações seguras sobre sua saúde. “Para garantir um atendimento adequado a essas pessoas, a gestão informatizada dos prontuários é essencial”, enfatiza Rodrigues.

O vereador Helio da Farmacia defendeu a informatização de todas as unidades de saúde da capital como forma de garantir um atendimento mais eficiente aos usuários do SUS-BH. A este respeito, Chirley Rodrigues informou que é intenção da secretaria municipal de Saúde informatizar todas as UPAs de Belo Horizonte, nos moldes do que acontece na UPA Centro-Sul desde sua inauguração, há quase dez anos.

O Serviço de Arquivamento Médico Estatístico (SAME) da UPA Centro-Sul foi elogiado pelo vereador Helio da Farmácia. De acordo com ele, em visitas técnicas a outras unidades de saúde foram constatados problemas no arquivamento de dados no formato físico, enquanto que na UPA Centro-Sul o processo de organização, guarda e preservação de prontuários médicos pode ser tido como modelo para outras unidades da Rede SUS-BH.

Encaminhamentos

O vereador Helio da Farmácia afirmou que a realização de visitas técnicas a todas às unidades de pronto atendimento da capital, conforme sua intenção, permitirá a comparação entre os serviços prestados nos diferentes equipamentos e, consequentemente, assegurará que práticas positivas encontradas em uma unidade sejam sugeridas para as demais. Além disso, será possível listar os eventuais problemas de cada unidade, de modo que a Prefeitura atue para saná-los. Conforme explica Helio da Farmácia, após a realização de visitas técnicas a todas as UPAs, um relatório será produzido e encaminhado à Secretaria Municipal de Saúde. Já na próxima reunião da Comissão de Saúde e Saneamento, o parlamentar pretende apresentar e votar requerimentos para a realização de visitas técnicas às UPAs ainda não contempladas pela atual série de ações fiscalizatórias.

Doações

A UPA Centro-Sul recebe doações de roupas e calçados a serem destinados a pacientes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. A maior demanda, segundo os gestores da unidade, é por roupas masculinas. Aqueles que quiserem fazer doações podem procurar os funcionários que trabalham na portaria da unidade, que funciona 24 horas, sete dias por semana.

Superintendência de Comunicação Institucional

As reportagens publicadas neste portal no intervalo do dia 7 de julho a 7 de outubro de 2018 sofrerão restrições  em função da legislação eleitoral.

Visita técnica para verificar as condições de funcionamento geral da UPA CENTRO-SUL