AUDIÊNCIA EXTERNA

Reunião vai debater possibilidade de reativação do CRAS no Conjunto Califórnia

Encontro reunirá representantes da Prefeitura e comunidade na própria unidade desativada, na manhã deste sábado

terça-feira, 26 Junho, 2018 - 18:30
Comissão de Administração Pública vai debater no próprio local a desativação do CRAS Conjunto Califórnia, no dia 30/6

Foto: Google Streetview

O retorno das atividades do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do Bairro Conjunto Califórnia, na Região Noroeste da capital, que está desativado há cerca de dois anos, será debatido com moradores e representantes da Prefeitura na manhã do próximo sábado (30/6). Para facilitar a participação da comunidade, o encontro promovido pela Comissão de Administração Pública da Câmara Municipal terá início às 10h, no próprio local. A unidade desativada, que prestava serviços à população de diversos bairros do entorno, fica no Beco São José, 54, no Conjunto Califórnia.

De acordo com o requerente, vereador Osvaldo Lopes (PHS), a audiência pública tem a finalidade de obter informações da Prefeitura a respeito da desativação do Centro de Referência, que atendia o Conjunto Califórnia e bairros adjacentes como o Conjunto Califórnia II, Dom Bosco e Ipanema, e debater a possibilidade do retorno das atividades do equipamento, melhorando o atendimento à população da região. Segundo informações dos moradores, a unidade foi transferida para um imóvel alugado, a dois quarteirões de distância, mas apenas uma Academia da Cidade estaria funcionando no local.

Para acessar os demais serviços, que anteriormente eram oferecidos na unidade do Beco São José, os moradores estão tendo que se deslocar até o Bairro Alto dos Pinheiros, que fica muito distante do local e não é atendido pelas linhas de ônibus que transitam na região.

O que são os CRAS

Os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) são equipamentos públicos responsáveis pela prestação dos serviços previstos no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nas áreas consideradas vulneráveis e com algum risco social no município. Entre as atvidades por eles desenvolvidas destaca-se Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), que presta auxílio e orientação à população para garantir direitos e prevenir situações de vulnerabilidade ou violência. Já através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, o Centro de Referência busca reunir pessoas da mesma faixa etária para o desenvolvimento de ações em grupo.

Além de ofertar serviços e ações de proteção básica, o CRAS é responsável pela gestão territorial da rede de assistência social básica, promovendo a organização e a articulação das unidades referenciadas e o gerenciamento dos processos envolvidos. Idosos, crianças, pessoas em condições desfavoráveis e até mesmo dependentes químicos são amparados pelos serviços, que incluem a oferta de tratamento e assistência psicossocial.

Convidados

Para ouvir a comunidade, prestar esclarecimentos sobre a desativação do equipamento e discutir a possibilidade de retorno das atividades, foram convidados o(a)s secretário(a)s municipais de Políticas Sociais; de Assistência Social; de Saúde; e de Obras e Infraestrutura. O encontro é aberto à participação de qualquer cidadão interessado.