AUDIÊNCIA PÚBLICA

Comissão vai apurar infestação de escorpiões em Venda Nova

Segundo o Ministério da Saúde, entre 2000 e 2016 número de vítimas de picadas cresceu 628,8%, passando de 12.552 para 91.485

terça-feira, 12 Junho, 2018 - 13:00

Foto: Rafa Aguiar / CMBH

Um possível surto de escorpiões em diversas regiões de Belo Horizonte, especialmente em Venda Nova, tem deixado os moradores em estado de alerta. Para debater as possíveis causas e a busca de soluções efetivas para combater a proliferação dos animais, a Comissão de Saúde e Saneamento vai realizar audiência pública nesta quarta-feira (13/6), às 13h50, no Plenário Helvécio Arantes. O requerimento para a realização da atividade foi assinado pelos vereadores Pedro Bueno (Pode), Catatau do Povo (PHS), Cláudio Duarte (PSL) e Hélio da Farmácia (PHS).

Entre 2007 e 2014, o número de registros de acidentes com picadas de escorpião em Minas Gerais mais do que dobrou, de acordo com dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan Net), do Ministério da Saúde. Foram 8.393 casos em 2007 e 19.441 em 2014, alta de 131%.

De acordo com os parlamentares, o objetivo da audiência é debater possíveis ações de combate aos escorpiões que, segundo os moradores, infestam os bairros da Região de Venda Nova.  Denúncias também apontam inúmeros registros da ocorrência desses animais em áreas públicas e particulares, até mesmo com o recolhimento de amostras, indicando a extensão do problema. A infestação em outros pontos da cidade também será apurada durante o debate.

Foram convidados para a audiência, dentre outros, representantes da Secretaria Municipal de Saúde, da Gerência de Vigilância Epidemiológica, da Coordenadoria de Atendimento Regional Venda Nova e da Fundação Ezequiel Dias (Funed/MG).