REVITALIZAÇÃO DE PRAÇAS

Quadra de esportes no Bairro Silveira será reformada com verba federal

Caso aprovado pelo Ministério do Esporte, a verba também será destinada à reforma de uma pista de skate

segunda-feira, 14 Maio, 2018 - 14:30
Vereador Álvaro Damião e Sérgio Augusto Domingues, presidente da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica

Foto: Bernardo Dias / CMBH

Inaugurada em 1982, a Praça Ismael de Oliveira Fábregas, no Bairro Silveira, que conta com quadra e pista de skate, é um equipamento esportivo e de lazer bastante valorizado pela comunidade. Para averiguar denúncias relativas ao mau estado de conservação do equipamento, a Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo realizou visita técnica ao local nesta quinta-feira (14/5). Na oportunidade, verificou-se a necessidade de manutenção e a existência de problemas de estrutura que dificultam seu uso pelos moradores. Requerente da visita, o vereador Álvaro Damião (DEM) lamentou os problemas verificados, mas destacou que recursos federais já estariam garantidos para a revitalização da quadra. Caso seja aprovada, pelo Ministério do Esporte, a destinação da verba para outros fins, também serão reformados os vestiários e a pista de skate.

A Praça Ismael de Oliveira Fábregas é parte integrante de um parque que recebe o mesmo nome. Conforme relatou o presidente da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, Sérgio Augusto Domingues, o parque é uma área de permeabilidade para os bairros, absorvendo a água das chuvas e oferecendo bom equilíbrio climático à região.

O gerente dos parques da Regional Nordeste, Robson Machado, destacou, por sua vez, que há realidades distintas no mesmo espaço. A parte de cima do parque, adotada pelo Colégio Magnum, encontra-se em ótimo estado de conservação, sendo frequentada pela comunidade e contando com academia a céu aberto, áreas de jardinagem e bebedouro.

Segundo skatistas e moradores, atualmente, há 180 mil praticantes do esporte em BH e devido às condições precárias da praça, os próprios frequentadores têm se responsabilizado pela limpeza do local, que com a chegada das chuvas, favorece o acúmulo de água e lixo. A pista está trincada e a quadra, em desuso. Além disso, as pessoas reclamam da ameaça da marginalidade, da presença de usuários de drogas e da falta de segurança no local.

Recursos federais

Na visita técnica, o vereador Álvaro Damião informou que estão garantidos recursos do Governo Federal, por meio do Ministério do Esporte e da Secretaria  Nacional do Futebol, no valor de R$ 500 mil, mas que a verba é destinada somente à colocação de grama sintética na quadra. Contudo, a Comissão buscará, junto ao Governo Federal, aprovação da utilização do recurso incluindo, também, a reforma dos vestiários e da pista de skate, que encontram-se fechados há cerca de dez anos.

De acordo com Damião, o objetivo é utilizar a verba federal para a reestruturação da quadra, dos vestiários e da pista de skate e sensibilizar a prefeitura, para caso não sejam aprovadas todas as intervenções pelo Ministério do Esporte, que o Executivo se responsabilize pela reforma da pista de skate e dos vestiários.

O projeto de revitalização da Praça Ismael de Oliveira Fábregas será desenvolvido pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, e encaminhado ao Ministério do Esporte, para aprovação. O vereador garantiu que os skatistas participarão da elaboração do projeto.

[flickr-photoset:id=72157691037957990,size=s]