FEBRE AMARELA

Vacinação ocorrerá nos dias 23 e 24 de janeiro no Núcleo de Cidadania

O horário de atendimento será de 9h às 15h e a vacina estará disponível gratuitamente para pessoas a partir de 9 meses de idade

quinta-feira, 18 Janeiro, 2018 - 17:45

Foto: Márcio Martins / PBH

Nos dias 23 e 24 de janeiro, a Câmara Municipal de Belo Horizonte terá um posto de vacinação contra febre amarela, no Núcleo de Cidadania, localizado na Portaria 3, Avenida Churchill, Bairro Santa Efigênia, próximo ao Hospital Mário Pena. O horário de atendimento será de 9h às 15h e a vacina estará disponível gratuitamente para pessoas a partir de nove meses de idade. A imunização é recomendada a todos que ainda não foram vacinados contra a doença. Quem não tem certeza se já tomou a vacina deve participar da campanha. Eventuais casos de contraindicação serão analisados no local pela equipe de imunização. A atividade é uma parceria da CMBH, por meio de sua Divisão de Assistência, Saúde e Segurança do Trabalho, com a Prefeitura de Belo Horizonte.

Para participar da imunização será necessário apresentar documento de identificação com foto. No caso de crianças que não tenham tal documento, bastará a certidão de nascimento. No local de vacinação serão disponibilizadas orientações gerais sobre o procedimento de imunização.

Transmissão e sintomas

O vírus da febre amarela é transmitido pela picada de mosquitos infectados. A doença não é passada de pessoa a pessoa.

Os sintomas iniciais incluem febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza. Em casos graves, a pessoa pode desenvolver febre alta, icterícia (coloração amarelada da pele e do branco dos olhos), hemorragia (especialmente a partir do trato gastrointestinal) e, eventualmente, choque e insuficiência de múltiplos órgãos. Cerca de 20% a 50% das pessoas que desenvolvem a doença grave podem morrer. Como não há um tratamento específico, a medida mais eficaz contra a doença é a prevenção por meio da vacinação.

O médico clínico e responsável técnico da Seção Médica da Câmara Municipal, Ricardo Lage, explica que, atualmente, não há risco de epidemia da doença, situação que ocorre quando um grande número de pessoas infectadas introduz o vírus em áreas densamente povoadas, que contem com a presença de mosquitos transmissores e uma população não imunizada. O médico explica, ainda, que todos os casos confirmados de febre amarela no estado, até agora, teriam ocorrido em regiões próximas a matas. “Não houve nenhum relato de transmissão em área urbana. Os casos confirmados até o momento são de febre amarela silvestre”, afirma Lage.

Além de contar com um posto de vacinação na Câmara Municipal, nos dias 23 e 24 de janeiro, para imunizar-se contra a doença a população também pode procurar qualquer um dos centros de saúde da capital. Todos estão abastecidos com a vacina e, para facilitar o acesso, estarão abertos neste sábado (20/1), das 8h às 17h.