Câmara vai homenagear Alaíde Lisboa, primeira mulher eleita vereadora em Minas
Autora de clássicos da literatura, falecida em 2006, será representada pela filha, Maria Lisboa de Oliveira

Maior honraria concedida pelo Parlamento da Capital, a solenidade de entrega do Grande Colar do Mérito Legislativo, a realizar-se no dia 7 de dezembro de 2017 às 20h, fará uma homenagem póstuma à escritora e educadora Alaíde Lisboa, primeira vereadora de BH e primeira mulher a exercer o cargo no Estado. A filha de Alaíde, Maria Lisboa de Oliveira, recebeu nesta segunda-feira (16/10) o convite do presidente da Casa, vereador Henrique Braga (PSDB), para representar a mãe sendo a oradora oficial da cerimônia.
Exemplo da força e do arrojo da mulher mineira, Alaíde Lisboa marcou época e abriu novos caminhos para as mulheres. Foi escritora, jornalista, educadora e primeira vereadora eleita em Belo Horizonte, em 1949. Publicou cerca de 30 livros entre ensaios de educação, didáticos e literários. Foi professora em Lambari, no Instituto de Educação de Minas Gerais e na Universidade Federal de Minas Gerais. É autora do clássico A Bonequinha Preta, que teve sucessivas edições desde 1938, e de O Bonequinho Doce. Alaíde faleceu em 6 de novembro de 2006, aos 102 anos.
Ao receber o convite da Câmara, a filha de Alaíde, Maria Lisboa de Oliveira, que foi secretária municipal de Educação no período de 1989 a 1992, recorreu a memórias contadas pela própria mãe na autobiografia Se Bem Me Lembro... (2000), recordando peculiaridades de um tempo em que mulher na política era novidade: “Contaram à vereadora que, antes de sua posse, em conversa na Câmara, se teria dito que mesmo nos debates calorosos não se podia mais usar palavrões diante de uma dama. E hoje até mulheres falam palavrões!”.
Mérito Legislativo
A medalha concedida pela Câmara de BH representa o reconhecimento público a um seleto grupo de personalidades e de cidadãos detentores de notáveis atuações em prol do fortalecimento de uma sociedade justa e igualitária. Os 50 agraciados com a comenda serão indicados pelos vereadores e pelo Conselho de Agraciamento, formado pelos membros da Mesa Diretora da Câmara Municipal.
A cada ano é destacada a figura inspiradora de um patrono, escolhido entre as personalidades da sociedade brasileira. Neste ano, o patrono da comenda será o ex-vereador Cyr Assumpção, presidente da 1º Legislatura deste Parlamento, há exatos 70 anos.
Superintendência de Comunicação Institucional