GRANDE COLAR

Câmara vai homenagear Alaíde Lisboa, primeira mulher eleita vereadora em Minas

Autora de clássicos da literatura, falecida em 2006, será representada pela filha, Maria Lisboa de Oliveira

segunda-feira, 16 Outubro, 2017 - 16:45

Foto: Abraão Bruck/CMBH

Maior honraria concedida pelo Parlamento da Capital, a solenidade de entrega do Grande Colar do Mérito Legislativo, a realizar-se no dia 7 de dezembro de 2017 às 20h, fará uma homenagem póstuma à escritora e educadora Alaíde Lisboa, primeira vereadora de BH e primeira mulher a exercer o cargo no Estado. A filha de Alaíde, Maria Lisboa de Oliveira, recebeu nesta segunda-feira (16/10) o convite do presidente da Casa, vereador Henrique Braga (PSDB), para representar a mãe sendo a oradora oficial da cerimônia.

Exemplo da força e do arrojo da mulher mineira, Alaíde Lisboa marcou época e abriu novos caminhos para as mulheres. Foi escritora, jornalista, educadora e primeira vereadora eleita em Belo Horizonte, em 1949. Publicou cerca de 30 livros entre ensaios de educação, didáticos e literários. Foi professora em Lambari, no Instituto de Educação de Minas Gerais e na Universidade Federal de Minas Gerais. É autora do clássico A Bonequinha Preta, que teve sucessivas edições desde 1938, e de O Bonequinho Doce. Alaíde faleceu em 6 de novembro de 2006, aos 102 anos.

Ao receber o convite da Câmara, a filha de Alaíde, Maria Lisboa de Oliveira, que foi secretária municipal de Educação no período de 1989 a 1992, recorreu a memórias contadas pela própria mãe na autobiografia Se Bem Me Lembro...  (2000), recordando peculiaridades de um tempo em que mulher na política era novidade: “Contaram à vereadora que, antes de sua posse, em conversa na Câmara, se teria dito que mesmo nos debates calorosos não se podia mais usar palavrões diante de uma dama. E hoje até mulheres falam palavrões!”.

Mérito Legislativo

A medalha concedida pela Câmara de BH representa o reconhecimento público a um seleto grupo de personalidades e de cidadãos detentores de notáveis atuações em prol do fortalecimento de uma sociedade justa e igualitária. Os 50 agraciados com a comenda serão indicados pelos vereadores e pelo Conselho de Agraciamento, formado pelos membros da Mesa Diretora da Câmara Municipal.

A cada ano é destacada a figura inspiradora de um patrono, escolhido entre as personalidades da sociedade brasileira. Neste ano, o patrono da comenda será o ex-vereador Cyr Assumpção, presidente da 1º Legislatura deste Parlamento, há exatos 70 anos.