Condições sanitárias no Bairro Vista do Sol serão verificadas por vereadores
Comissão de Saúde e Saneamento vai vistoriar duas vias locais, contempladas em obras do Orçamento Participativo 2013/14
Imagem: Google StreetView
Conquistadas pela comunidade na rodada 2013/2014 do Orçamento Participativo (OP), as obras de saneamento básico no Bairro Vista do Sol, na Região Nordeste da capital, serão conferidas pela Comissão de Saúde e Saneamento na próxima segunda-feira (11/9). A visita técnica, requerida pelo vereador Edmar Branco (PTdoB), terá início às 9h30, na esquina da Rua Treze com a Rua Vinte, e deverá ser acompanhada por representantes do poder público, lideranças comunitárias e moradores da área, que sofrem há bastante tempo com trechos sem calçamento e esgoto a céu aberto.
A realização da atividade, de acordo com Edmar Branco, se justifica pela necessidade de verificar as condições de saneamento básico na Rua Treze, entre Ruas Vinte e Vinte e Três; e na Rua Trinta, entre Ruas Vinte e Vinte e Nove, na parte alta do bairro, contempladas há quatro anos entre as obras do OP. Segundo o parlamentar, tendo em vista os inúmeros atrasos que vêm sendo registrados, é essencial que se verifique se as obras previstas para o local já foram iniciadas e em qual situação se encontram.
A situação na parte mais alta do bairro, que já dura muitos anos e já foi tema de matéria em telejornal local, inclui ausência de calçamento e buracos em alguns trechos de inclinação acentuada, que ficam intransitáveis no período das chuvas, prejudicando especialmente idosos e crianças; esgoto a céu aberto, mato alto, lixo e entulho, atraindo mau cheiro e animais nocivos. O Bairro Vista do Sol, que teve origem em uma ocupação não autorizada e ainda aguarda a regularização de muitas moradias, conta com fornecimento de água e luz e serviços de varrição e capina, de acordo com a Administração da Regional.
Diálogo entre moradores e poder público
Para acompanhar a visita, ouvir moradores e lideranças e prestar informações à comunidade e à comissão, o requerente sugeriu que sejam convidados os secretários municipais de Saúde, Jackson Machado Pinto, de Obras e Infraestrutura, Josué Valadão, e de Governo, Paulo Lamac ; o coordenador de Administração Regional Municipal Nordeste, Flávio Barcellos Guimarães; o superintendente de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), Sylvio Malta; e o diretor metropolitano da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), Rômulo Perilli.
Superintendência de Comunicação Institucional