TRANSPORTE E SISTEMA VIÁRIO

Vereadores defendem obras para prevenção de acidentes no Anel Rodoviário

Proposta de municipalização da via, defendida pelo prefeito Alexandre Kalil, também esteve no foco da audiência pública

sexta-feira, 5 Maio, 2017 - 19:30

Foto: Rafa Aguiar/CMBH

O Anel Rodoviário é uma das vias mais violentas de Belo Horizonte, palco de acidentes frequentes e, em alguns casos, fatais. No mês passado, por exemplo, 20 automóveis se envolveram em um engavetamento que deixou seis pessoas feridas, duas delas em estado grave. Para contribuir com a busca de soluções para o problema, a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário realizou audiência pública nesta sexta-feira (5/5). Na oportunidade, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) anunciou a abertura de edital para a contratação de projetos de obras e a PBH defendeu a municipalização da rodovia. Já a Câmara de BH anunciou a criação de uma Comissão Especial de Estudos para tratar especificamente dos problemas que afetam o dia a dia de quem trafega na via.

O Anel Rodoviário é uma via federal com quase 27 km, construída nos anos 1950 para desafogar o trânsito de cargas que passavam pelo Centro de BH. Como lembrou o vereador Wagner Messias Preto (DEM), que solicitou a audiência, o Anel conta com um fluxo diário de 160 mil veículos e hoje concentra quase 45% dos acidentes de trânsito registrados na cidade. A situação é mais grave em trecho situado entre os Bairros Olhos D’água e Betânia.

Os frequentes acidentes no local preocupam os vereadores. Além de Preto, Cláudio da Drogaria Duarte (PMN), Gilson Reis (PCdoB), Hélio da Farmácia (PHS), Pedrão do Depósito (PPS), Irlan Melo (PR) e Pedro Bueno (PTN) também defenderam intervenções urgentes na via. Na mesma perspectiva, o prefeito Alexandre Kalil afirmou em entrevista à imprensa que, para dar fim aos acidentes, a Prefeitura de BH defende a municipalização do Anel.

Presente na audiência, o secretário municipal de Desenvolvimento, Daniel Nepomuceno, defendeu a composição de um time que alie equipes do Dnit e da BHTrans na gestão do Anel Rodoviário, por acreditar que a municipalização vai agilizar o encontro de soluções para o problema dos acidentes.

Obras

Superintendente do Dnit em Minas Gerias, Fábio Martins Cunha esclareceu que a proposta de intervenção do órgão prevê ações imediatas e de médio prazo. As ações imediatas envolvem a realização de acordos e a partilha de responsabilidades entre as diversas instituições cuja atuação impacta a segurança e a qualidade da via, como a Prefeitura de BH, a Agência Nacional de Trânsito e Transporte (ANTT), a Policia Militar, dentre outras. Fábio Cunha defendeu ainda o incremento da fiscalização das cargas (para evitar casos de sobrepeso de grandes veículos) e do respeito aos limites de velocidade, ações que, no seu entendimento, vão favorecer a segurança da via.

Ainda segundo o gestor, o Dnit já deu início à elaboração de edital para contratar projetos e obras de qualificação viária, no intuito de suprimir gargalos que atrapalham o transito e que aumentam os riscos de acidente.

Para o vereador Gilson Reis, a solução mais definitiva envolveria a construção de um Rodoanel no município. A obra, dentre outros benefícios, viabilizaria a eliminação do tráfego de veículos pesados no Anel, situação que traria fluidez ao trânsito e contribuiria para a prevenção de desastres. A construção do Rodoanel, contudo, demandaria investimentos vultosos que, segundo o deputado federal Marcelo Álvaro Antônio (PR), poderiam chegar a R$ 3 bilhões. Em face da limitada capacidade de investimento do poder público na atual conjuntura, o parlamentar defendeu a realização de obras voltadas a suprimir gargalos específicos, sobretudo nos trechos mais perigosos da via. O entendimento é o que essas intervenções seriam mais viáveis em curto prazo e que poderiam surtir efeitos decisivos para a redução de acidentes e das mortes no local.

Comissão Especial

Na audiência pública desta sexta-feira, o vereador Irlan Melo anunciou a criação de uma Comissão Especial de Estudos na Câmara de BH voltada especificamente à busca de soluções para os problemas verificados no Anel. A proposta é que a comissão fiscalize e acompanhe a implantação de políticas para a melhoria do trânsito, da sinalização e a prevenção de acidentes. O vereador Wesley Autoescola (PHS) foi eleito presidente do colegiado; Irlan Melo assumirá o cargo de relator. Saiba mais sobre a Comissão Especial de Estudos do Anel Rodoviário.

[flickr-photoset:id=72157680243523624,size=s]

Tópicos: