Finanças do Hospital Mario Penna ameaçam atendimento de pacientes oncológicos

Após visita técnica, vereadores constataram a inviabilidade financeira da entidade e vão discutir o tema

sexta-feira, 5 Maio, 2017 - 19:45

Foto: Divulgação Instituto Mário Penna

Com um déficit de pelo menos R$ 250 mil, o Hospital Mário Penna tem se mantido com esparsas doações de particulares, mas que já não estariam dando conta de manter o bloco cirúrgico em funcionamento. A situação foi verificada pela Comissão de Saúde e Saneamento no último mês de abril, quando os parlamentares visitaram o local e tiveram acesso às planilhas e documentos apresentados pela gestão. Diante disso, o colegiado realizará audiência pública para buscar soluções financeiras junto ao Poder Executivo. A audiência está prevista para a próxima terça-feira (9/5), às 19h, no Plenário Helvécio Arantes.

Centro de saúde especializado em atender pacientes oncológicos (câncer), o Hospital Mário Penna é integralmente dedicado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), no entanto, por falta de recursos, corre o risco de reduzir sua capacidade de atendimento. Autor do requerimento para a audiência, o vereador Catatau da Itatiaia (PSDC) destaca que, nos últimos meses, de acordo com depoimentos dos funcionários, a unidade já não tem conseguido comprar os materiais, insumos e equipamentos básicos para a realização de intervenções cirúrgicas. O parlamentar explica que a intenção é buscar soluções financeiras para equilibrar as contas do hospital.

Devem participar da audiência o secretário municipal de Saúde, Jackson Machado Pinto; o diretor do Hospital Mário Penna, Paulo José de Araújo e os demais vereadores que integram a Comissão de Saúde e Saneamento da Câmara de BH - Bim da Ambulância (PSDB), Hélio da Farmácia (PHS), Flávio dos Santos (PTN) e Cláudio da Drogaria Duarte (PMN).