Câmara Mirim

Comemorando dez anos, projeto vai empossar mais 45 vereadores mirins

Posse dos eleitos neste ano será na quarta (3/5); projeto é referência nacional e já mobilizou milhares de estudantes

sexta-feira, 28 Abril, 2017 - 19:00

Foto: Abraão Bruck/CMBH

Depois de fazer campanha e vencer as eleições em onze escolas públicas de BH, 45 estudantes do ensino fundamental vão tomar posse como vereadores mirins na próxima quarta-feira (3/5). A décima edição do Câmara Mirim celebra as conquistas do projeto de educação para a cidadania, que já despertou centenas de jovens para a importância da participação política. A solenidade será no auditório do Centro de Referência da Juventude, na Praça da Estação, às 13h30.

Vão participar da reunião o presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, vereador Henrique Braga (PSDB), o diretor-executivo da Escola Judiciária Eleitoral do TRE-MG, Juiz Ramom Tácio de Oliveira e a secretária municipal da Educação, Ângela Dalben. Também foram convidados os presidentes das edições anteriores do Câmara Mirim, muitos deles já adultos.

No decorrer do ano, os alunos do 3º ciclo do ensino fundamental, de 10 escolas municipais e do Centro Pedagógico da UFMG, assumirão as funções de vereadores mirins: uma vez por mês vão se encontrar na Câmara de BH, onde discutirão soluções para os problemas das escolas e de suas comunidades. Eles simulam audiências públicas, aprendem a elaborar projetos de lei, discutem e votam propostas, como se fosse uma reunião plenária. Os textos aprovados são encaminhados à Comissão de Participação Popular do Legislativo Municipal, que pode transformá-los em proposições (projetos de lei ou indicações) de sua autoria.

O projeto Câmara Mirim é fruto de parceria entre a Câmara de BH, por meio da Escola do Legislativo, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG), a Secretaria Municipal de Educação e o Centro Pedagógico da UFMG.