VISITA TÉCNICA

Parlamentares vão verificar condições de moradia na Izidora

Ocupação reúne mais de 30 mil pessoas e luta por infraestrutura mínima de abastecimento de água e esgoto

terça-feira, 14 Março, 2017 - 18:00
Crianças jogando bola em descampado na Ocupação Izidora. Foto: #ResisteIzidora

Foto: #ResisteIzidora

Em constante risco de despejo, com reintegração de posse já autorizada pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) desde setembro do ano passado, a Ocupação Izidora está instalada na região da Mata do Isidoro (vetor Norte de Belo Horizonte), sendo composta pelas Vilas Esperança, Rosa Leão e Vitória, que reúnem hoje mais de 30 mil pessoas. Sem o reconhecimento oficial, consideradas irregulares, as moradias não têm acesso à infraestrutura mínima de saneamento. Diante do cenário, a Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor realizará visita técnica ao local na próxima sexta-feira (17/3), às 14h, a fim de verificar as condições de moradia.

Autor do requerimento para a visita, o vereador Gabriel (PHS) afirma que essa falta de estrutura afronta os direitos fundamentais daquelas famílias, e que a visita ao local toma a Izidora como exemplo representativo das condições de moradia e das violações ao direito a saúde e saneamento básico que acontecem nas ocupações urbanas da capital.

Foram convidados para acompanhar a visita representantes das Secretarias Municipais de Políticas Sociais e de Saúde, membros dos Conselhos Municipais de Saúde e de Assistência Social, assim como gestores da Urbel e da Sudecap, para que apresentem informações sobre a oferta de serviços públicos e condições mínimas de habitação no local.