Parlamentares vão verificar condições de moradia na Izidora

Em constante risco de despejo, com reintegração de posse já autorizada pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) desde setembro do ano passado, a Ocupação Izidora está instalada na região da Mata do Isidoro (vetor Norte de Belo Horizonte), sendo composta pelas Vilas Esperança, Rosa Leão e Vitória, que reúnem hoje mais de 30 mil pessoas. Sem o reconhecimento oficial, consideradas irregulares, as moradias não têm acesso à infraestrutura mínima de saneamento. Diante do cenário, a Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor realizará visita técnica ao local na próxima sexta-feira (17/3), às 14h, a fim de verificar as condições de moradia.
Autor do requerimento para a visita, o vereador Gabriel (PHS) afirma que essa falta de estrutura afronta os direitos fundamentais daquelas famílias, e que a visita ao local toma a Izidora como exemplo representativo das condições de moradia e das violações ao direito a saúde e saneamento básico que acontecem nas ocupações urbanas da capital.
Foram convidados para acompanhar a visita representantes das Secretarias Municipais de Políticas Sociais e de Saúde, membros dos Conselhos Municipais de Saúde e de Assistência Social, assim como gestores da Urbel e da Sudecap, para que apresentem informações sobre a oferta de serviços públicos e condições mínimas de habitação no local.
Superintendência de Comunicação Institucional