EDUCAÇÃO E CULTURA

Carnaval e problemas enfrentados por músicos serão temas de audiências

quinta-feira, 12 Novembro, 2015 - 00:00
Comissão vai analisar presença de professores de educação física em academias a céu aberto - Foto: Rafa Aguiar

Os problemas enfrentados por músicos de bares e restaurantes em decorrência de restrições da Lei do Silêncio e o planejamento do Carnaval 2016, bem como o diagnóstico das festividades momescas dos últimos anos serão tematizados em duas audiências públicas aprovadas nesta quinta-feira (12/11) pela Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo. A primeira, requerida pelo vereador Professor Wendell (PSB), irá acontecer no dia 10 de dezembro, às 9h30, no Plenário Amynthas de Barros. Já a audiência sobre o Carnaval de BH foi solicitada pelo vereador Gilson Reis (PCdoB) e está agendada para ocorrer no dia 19 de novembro, às 19h no Plenário Camil Caram. A comissão também decidiu solicitar informações à PBH antes de apreciar o PL 1724/15, que autoriza o Executivo a disponibilizar professores de educação física para orientar a prática de exercícios nas academias a céu aberto.

De autoria do líder de governo, vereador Wagner Messias Preto (DEM), o projeto determina que o número de profissionais de educação física, bem como a periodicidade da sua assistência aos usuários das academias a céu aberto deverão ser suficientes para atender à demanda. Caso o projeto se torne lei, o Executivo terá o prazo de 90 dias, a contar da data de sua publicação, para regulamentá-la.

O pedido de informação relativo ao PL 1724/15 tem o objetivo de obter, por escrito, o posicionamento da PBH sobre a viabilidade de se disponibilizar os profissionais de educação física. Atendido o pedido de informação dentro do prazo de 30 dias, ou vencido este prazo sem obtenção de resposta, a proposição será devolvida ao seu relator, vereador Professor Wendell (PSB), que deverá emitir parecer sobre a matéria em até cinco dias

Programa Academia a Céu Aberto

O Programa Academia a Céu Aberto foi lançado em 2009 e estimula a prática esportiva em praças e parques da capital que, desde aquele ano, passaram a oferecer aparelhos como simulador de remo, para o fortalecimento da musculatura das costas e ombros; esqui, cuja prática aumenta a flexibilidade dos membros superiores, inferiores e quadris, e ainda melhora a função cardiorrespiratória; e supino, que fortalece peitorais, ombros e braços. De acordo com o plano de governo do prefeito Márcio Lacerda, o objetivo é totalizar 492 academias instaladas, de modo que cada bairro conte com, pelo menos, uma dessas unidades para a prática de exercícios físicos.