EDUCAÇÃO E CULTURA

Comissão debateu oferta de atenção psicológica nas escolas

Colegiado ainda se manifestou favorável a tombamento de feiras e aprovou a realização de três audiências públicas

quinta-feira, 18 Junho, 2015 - 00:00
Vereadores em reunião da Comissão de Educação, nesta quarta-feira (18/6). Foto: Mila Milowski

A criação de programa de atenção psicológica, com vistas à melhoria do desempenho e do bem-estar de estudantes da rede pública está prevista em projeto de lei debatido na tarde desta quinta-feira (18/6), na Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo. O PL recebeu parecer favorável, assim como propostas focadas na preservação do patrimônio histórico e cultural da cidade, através do tombamento de tradicionais feiras locais.

Em 2º turno, a comissão discutiu o PL 720/13, de Veré da Farmácia (PTdoB), que pretende instituir na rede municipal de ensino o Serviço de Assistência Psicológica ao Estudante (Sape). Segundo o texto, o objetivo do serviço é desenvolver ações de prevenção e de tratamento de distúrbios psicológicos que possam comprometer o desempenho escolar e o bem-estar dos alunos. Na reunião desta quinta-feira (18/6), o colegiado emitiu parecer pela aprovação da emenda de nº 1, que sugere que o acompanhamento psicológico proposto seja feito de acordo com as diretrizes estabelecidas pela Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Saúde.

Em 1º turno, a comissão deliberou pela aprovação dos PLs 1527/15 e 1529/15, de autoria do vereador Bruno Miranda (PDT), que sugerem, respectivamente, tombar a Feira Tom Jobim e a Feira de Flores, ambas realizadas na Av. Carandaí.  Uma vez tombada, de acordo com o Decreto Lei 25/37, a feira não poderá ser “destruída” ou “mutilada”, sem autorização especial de órgãos responsáveis pelo patrimônio histórico e artístico. Antes de seguir para sanção ou veto do prefeito, os projetos ainda precisam ser aprovados em dois turnos pelo Plenário da Casa.

Outras deliberações

Ainda na reunião desta quinta-feira, a comissão aprovou a realização de três audiências públicas. A primeira delas, requerida pelo vereador Professor Wendel (PSB), vai discutir as regras de licenciamento para eventos artísticos em praça pública. A reunião está marcada para o dia 30 de junho, às 19h, no Plenário Helvécio Arantes. Por requerimento do vereador Gilson Reis (PCdoB), a comissão vai discutir também as estratégias para melhoria da qualidade da educação, em contribuição ao Plano Municipal de Educação. A audiência ficou marcada para o dia 13 de agosto, às 13h, no Plenário Camil Caram. Já no dia 20 de agosto, às 13h30, por requerimento do vereador Adriano Ventura (PT), o colegiado vai debater os programas Academia a Céu Aberto e Vida Ativa, realizados pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

Na reunião desta quinta-feira, a comissão deliberou também pela realização de visitas técnicas em Umeis da Regional Noroeste. O objetivo é investigar in loco, em diálogo com a comunidade escolar, os reflexos da implantação do cargo de auxiliar de educação infantil, para o qual admite-se a contratação de profissionais sem formação específica na área educacional. O tema foi objeto de audiência pública realizada em maio, na Câmara de BH. Requeridas pelo vereador Gilson Reis (PCdoB), as visitas técnicas ainda não tiveram data definida.