Parlamentares voltam do recesso com seis projetos em pauta
Entre os temas, cultura, saúde, patrimônio e direitos humanos. Na primeira reunião plenária deste 2º semestre, a ser realizada amanhã (quinta-feira, 1/8), às 14h30, os vereadores irão discutir temas como revitalização e tombamento de campos de várzea, livre circulação de ambulâncias em faixas exclusivas de ônibus, valorização cultural das comunidades regionais e busca por pessoas desaparecidas. Os temas são objetos de seis projetos de lei que tramitam em 2º turno.

Plenário Amynthas de Barros da Câmara Municipal de Belo Horizonte
Após vinte dias de recesso parlamentar, os vereadores voltam ao plenário nesta quinta-feira (1/8), a partir das 14h30, para apreciação de seis projetos de lei que tramitam na casa, já em 2º turno. Os projetos abordam temas como revitalização e tombamento de campos de várzea, livre circulação de ambulâncias em faixas exclusivas de ônibus, valorização cultural das comunidades regionais e busca por pessoas desaparecidas.
De autoria do vereador Pelé do Vôlei (PTdoB), o Projeto de Lei 264/2013 obriga a Prefeitura a divulgar imagens de pessoas desaparecidas na parte externa de correspondências oficiais como guias de arrecadação, tributos e multas enviadas aos contribuintes. De acordo com o projeto, o espaço destinado à divulgação será logo abaixo do endereço do destinatário, reunindo, no mínimo, duas fotos de pessoas menores de idade, um idoso e um adulto, além de informações úteis como local do desaparecimento, data e telefone para contato.
Saúde
Proposto pelo vereador Bim da Ambulância (PTN), o PL 276/13 prevê o livre acesso e circulação de ambulâncias nas faixas e corredores destinados ao uso exclusivo de ônibus e táxis. O parlamentar explica que, “dada a natureza dos serviços prestados pelas ambulâncias, essenciais para o socorro, transporte e salvamento de pessoas, é necessária a livre circulação em faixas preferenciais, possibilitando maior eficiência no atendimento, melhor fluidez no trânsito e rapidez nos deslocamentos”.
Cultura
Na perspectiva de valorização dos espaços de sociabilidade na capital, o Projeto de Lei 4/13, de Adriano Ventura (PT), propõe a criação do programa de preservação, revitalização e tombamento dos campos de futebol de várzea em Belo Horizonte. O projeto prevê a composição de uma comissão gestora incluindo representantes do Executivo, do Legislativo, da Federação Mineira de Futebol e dos clubes de futebol amador. Entre as determinações estão a elaboração de um mapeamento com a localização e descrição de todos os campos de várzea da cidade, detalhando seu valor histórico e cultural, e a proibição de edificações no entorno dos campos tombados.
Patrimônio imaterial
De autoria do vereador Joel Moreira Filho (PTC), o Projeto de Lei 53/13 institui a semana municipal das regionais, a ser realizada, anualmente, em cada uma das nove regiões administrativas da capital: Barreiro, Venda Nova, Pampulha, Leste, Norte, Noroeste, Nordeste, Oeste e Centro-Sul. De acordo com a proposta, os eventos seriam realizados pelos conselhos populares das regiões (sociedade civil organizada) em parceria com a Secretaria de Administração Municipal de cada regional, de forma a fomentar a integração da comunidade, assim como a valorização cultural e identitária dessas localidades.
O projeto propõe datas específicas para a celebração em cada regional, levando em conta registros de datas importantes para essas comunidades, sejam elementos de conteúdo histórico ou de interesse social, como a construção e fundação de bairros, hospitais, parques e pontos turísticos importantes para cada região. O PL ainda prevê a inclusão das datas no Calendário de Eventos Oficiais de Belo Horizonte.
Outros dois projetos em pauta são o PL 54/2013, de Joel Moreira Filho (PTC), que institui o Dia Municipal da Mulher de Carreira Jurídica, a ser comemorado, anualmente, no dia 8 de março (data em que se celebra o dia internacional da mulher); e o PL 85/2013, do Coronel Piccinini (PSB), que altera a Lei 7.647, de 23 de fevereiro de 1999, determinando a padronização dos painéis de elevadores comerciais e residenciais em relação às abreviações que indicam os andares.
Superintendência de Comunicação Institucional