Belo Horizonte pode ganhar "Virada Cultural"
O projeto de lei que institui o evento foi aprovado em segundo turno na reunião Plenária desta sexta-feira (3/2). De acordo com a proposta, a “Virada Cultural” será realizada durante 24horas ininterruptas em um dos finais de semana do mês de setembro. Também aprovado em segundo turno, o PL que torna obrigatória a instalação de suporte para bolsas no interior de sanitários de estabelecimentos abertos ao público no município.

foto geral do plenário durante a reunião
O PL 1746/11, de autoria do vereador Daniel Nepomuceno (PSB), institui em Belo Horizonte a “Virada Cultural”. De acordo com o projeto, o evento será comemorado com atividades e eventos de caráter cultural, com apresentações musicais e teatrais, durante vinte e quatro horas ininterruptas, em todas as regionais da cidade. O evento acontecerá em um dos finais de semana do mês de setembro.
A Emenda Substitutiva nº 1 ao PL 1671/11, de autoria da vereadora Elaine Matozinhos (PTB), torna obrigatória a instalação de suporte ou gancho para colocação de bolsas e mochilas no interior de sanitários de estabelecimentos abertos ao público no município. Segundo a autora, pesquisas recentes revelam que bolsas e mochilas apresentam grande número de bactérias e agentes nocivos à saúde, o que se agrava quando esses objetos são colocados no chão ou ficam próximos do corpo de seus proprietários.
1º turno
Em 1º turno, foi aprovado o PL 1509/11, do vereador Joel Moreira Filho (PTC), que institui a Política Municipal de Aproveitamento das Áreas sob Viadutos, com os objetivos de promover e disciplinar a ocupação e o uso das áreas sob viadutos municipais. Tal política aplica-se a parte da área sob viaduto que não cumpra função viária.
Segundo o projeto, são diretrizes da Política Municipal a promoção da ocupação e do uso das áreas sob viadutos no município, por meio de intervenções do Poder Público; o uso dessas áreas como locais para a prática de atividades esportivas, culturais e de lazer; ou como locais de apoio a serviços e a programas públicos; a revitalização de áreas degradadas; a manutenção de condições ambientais adequadas ao espaço urbano; e a promoção do bem-estar social e da segurança pública.
Também aprovado em 1º turno, o PL 1980/11, de autoria do vereador Geraldo Félix (PMDB), institui o Dia Municipal do Brigadista, a ser comemorado anualmente no dia 13 de julho.
Superintendência de Comunicação Institucional