EDUCAÇÃO E CULTURA

Virada Cultural com programação 24 horas é aprovada em Comissão

Também foram aprovados pela comissão projetos de Educação

terça-feira, 27 Setembro, 2011 - 00:00

A Comissão de Orçamento e Finanças Públicas aprovou em 1º turno, na reunião desta terça-feira (27/9), projetos que objetivam a qualidade do ensino e a democratização da cultura na capital mineira.

Um dos aprovados foi o PL 1746/11, do vereador Daniel Nepomuceno (PSB), que institui a “Virada Cultural” em Belo Horizonte. Democrático e inclusivo, o evento será marcado pela pluralidade de gêneros artísticos, com apresentações musicais e teatrais.

A iniciativa pretende reunir atrações de qualidade para todas as classes sociais durante 24 horas, de forma ininterrupta, em todas as regionais. O evento está previsto para acontecer em um dos finais de semana do mês de setembro.

Educação

Outra proposta aprovada foi o PL 1593/11, do vereador Leonardo Mattos (PV), que determina a apresentação de relatório anual à Câmara pelo Poder Executivo, por meio da Secretaria Municipal de Educação, contendo os indicadores educacionais da rede municipal e da cidade de Belo Horizonte, até 120 dias após o término de cada ano letivo. Os objetivos da proposta são redução da evasão escolar, melhoria da qualidade do ensino, qualificação do corpo docente, investimentos e manutenção da infraestrutura da rede pública.

De autoria do Executivo, o PL 1.838/11 autoriza a Prefeitura a abrir crédito adicional especial ao orçamento vigente da Secretaria Municipal de Educação, no valor de R$2.500.000,00 (dois milhões e quinhentos mil reais).

O projeto tem por finalidade o aperfeiçoamento do Programa Escola Integrada, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, e ações para melhoria da qualidade do ensino, redução da evasão escolar e promoção da aproximação entre escola e comunidade.

Participaram da reunião os vereadores Paulinho Motorista (PSL), Divino Pereira (PMN) e Edinho Ribeiro (PT do B).