BAIRRO CAIÇARA

Impactos de empreendimento comercial são discutidos em audiência

Projeto prevê quatro edifícios de sete andares

quarta-feira, 14 Setembro, 2011 - 00:00

Em audiência pública nesta quarta-feira (14/9), a Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana solicitou às secretarias municipais de Meio Ambiente e de Regulação Urbana uma análise mais ampla de um projeto comercial a ser construído no bairro Caiçara, com o objetivo de avaliar melhor os impactos da obra na região.

A reunião foi solicitada pelo vereador Sérgio Fernando Pinho Tavares (PHS), que está preocupado com os transtornos causados pela construção de 329 salas comerciais distribuídas em quatro torres de sete andares, na Avenida Del Rey. Para ele, o empreendimento aumentará o fluxo de pessoas na região, piorando as condições do transito. “O local não comporta a demanda que o empreendimento requer e o alargamento da via pode ser inviável,” ressaltou o parlamentar.

A gerente de licenciamento ambiental de empreendimentos de impacto da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Eliana Rocha Furtado, informou que o projeto atende os parâmetros exigidos e destacou que as resoluções atuais para obra não são definitivas. “Após passar pelo Conselho Municipal do Meio Ambiente de Belo Horizonte (COMAM), o projeto também passará pela Secretaria de Regulação Urbana, BHtrans e outros órgãos, antes da liberação do alvará de construção,” enfatizou.

Para o vereador Leonardo Mattos (PV), o COMAM precisa ser mais exigente em seus pareceres, nas medidas compensatórias e não pensar apenas nos interesses do empreendedor, mas também na qualidade de vida da população. A Comissão solicitou a retirada do projeto da pauta da reunião do Conselho para que os vereadores possam estudar melhor os documentos apresentados sobre os impactos das obras.

Também participaram da audiência os vereadores Autair Gomes (PSC) e Paulinho Motorista (PSL).