
O presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Totó Teixeira (PR), recebeu em seu gabinete o presidente da Associação Comunitária dos Moradores do Bairro Santa Tereza, Ibiraci do Carmo.
O motivo da visita foi reforçar a importância da consulta popular para a escolha do projeto de revitalização do Mercado Distrital Santa Tereza. A votação digital vai até o dia 6 de dezembro, no site www.pbh.gov.br.
Ibiraci do Carmo elogiou a decisão da Prefeitura de Belo Horizonte ao publicar edital para que fossem apresentados projetos de revitalização do Mercado. “É a melhor maneira dos cidadãos escolherem o que será feito daquele espaço público, que é de grande valor para a história de Belo Horizonte”, afirmou.
De todos os projetos inscritos, foram escolhidos três, que seguem na segunda fase do concurso: a do Centro de Artes, Cultura e Tecnologias Sócio-Ambientais; a do Mercado Mineiro de Santa Tereza; e a do Mercado Cultural Santa Tereza.
A primeira proposta transforma o mercado em um espaço destinado às artes, moda, bio-arquitetura, tecnologias sócio-ambientais, qualificação e inserção profissional, além de resgatar os costumes e tradições do bairro.
O segundo projeto visa manter a identidade e características do bairro, melhorando a qualidade de vida dos seus moradores. O objetivo é a reaproximar a comunidade do espaço, mantendo a idéia original do Mercado.
Já a terceira proposta é um projeto resultante da união entre o Grupo Giramundo, o Centro Cultural Galpão Cine Horto – do Grupo Galpão – e a Agentz Produções Culturais, que pretende criar um pólo nacional de produção, exibição e formação artística.
O objetivo é abrir espaço para a criação de um pólo turístico na cidade, gerando novos empregos e contribuir para o desenvolvimento sustentável da comunidade e região.
Totó Teixeira ficou sensibilizado com a causa do Mercado e decidiu apoiar o movimento. “Acredito que a proposta de transformar o espaço no Mercado Mineiro de Santa Tereza contempla todas as três, pois vai torná-lo um lugar de arte, cultura, lazer e gastronomia, além de manter a vocação de ser mercado com produtos para a comunidade local”, ressaltou.
Dificuldades
Antes de a prefeitura aprovar a consulta popular para a revitalização do Mercado Distrital do Bairro Santa Tereza, o espaço foi alvo de especulações dos mais diversos tipos.
Entre eles, a idéia de que o local se tornasse Batalhão sede da Guarda Municipal. Outra idéia cogitada foi a de vender o espaço para a iniciativa privada, para a construção de apartamentos residenciais. “Corremos o risco de perder esse patrimônio e a luta foi muito difícil. Agora que chegamos aqui, não vamos deixar que o Mercado perca a característica histórica”, afirmou o presidente da Associação do Bairro Santa Tereza.
De acordo com o vereador Totó Teixeira, o importante é que o espaço do Mercado não vai mais ser utilizado para outro tipo de empreendimento, mas para algo que possa atender aos cidadãos belo-horizontinos. Segundo ele, “o espaço público deve ser aproveitado da melhor maneira possível, sem deixar que perca a vocação de sempre atender a comunidade”.
No início do período de votação, ganhou espaço na mídia a informação de que estaria havendo fraudes no processo. Pessoas estariam recolhendo nome e o número do título de eleitor de várias pessoas para efetuar o voto em nome delas.
De acordo com Ibiraci do Carmo, a exigência para a votação sofreu modificações, o que possibilita maior segurança para a população. “Estamos na reta final da votação e o futuro do mercado está nas mãos do povo belo-horizontino. É preciso que todos se unam em prol de um projeto construído pela própria comunidade”, lembrou.
Possibilidade
O presidente da Associação afirmou que qualquer um dos projetos que for aprovado será bom para o mercado. Segundo ele, seria possível, inclusive, unir as três propostas, o que faria do Mercado um espaço ainda mais completo. “O que não podemos deixar é que a idéia de competição prevaleça sobre a construção de um lugar acolhedor e que contemple as necessidades da comunidade, além do desejo dos belo-horizontinos”, ressaltou.
Informações na Superintendência de Comunicação Institucional (3555-1105/3555-1216).