MOTOCICLISTAS

Reunião discute criação de vagas para motos no faixa azul

Reunião discute criação de vagas para motos no faixa azul Em atendimento ao requerimento apresentado pela vereadora Neila Batista (PT), a Câmara Municipal discutiu na quarta-feira, 30 de abril, em reunião no plenário Paulo Portugal, a situação dos motociclistas que trafegam pelo hipercentro da capital e a criação de vagas para moto em áreas do estacionamento faixa azul.

segunda-feira, 5 Maio, 2008 - 21:00

Participaram da reunião representantes do Sindicato dos Motociclistas de Minas Gerais, da Associação dos Motociclistas, da Cooperativa Brasileira de Transportes Autônomos (CBTA) e do representante da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), Francisco de Assis Maciel.

De acordo com informações da prefeitura, comparando-se as frotas de carros e motos, foram criadas, proporcionalmente, mais vagas para motos que para carros no centro de Belo Horizonte, um total de 3.450.

Os motociclistas discordam. Eles afirmam que apesar do número, a distribuição foi mal feita. “Queremos vagas em todos os quarteirões do centro, que adianta ter vaga no primeiro quarteirão da rua São Paulo e nenhuma na avenida Afonso Pena?”, questionaram.

Participação

A vereadora Neila Batista lembrou que é importante a participação dos motociclistas em discussões sobre o trânsito na capital. “A BHTrans tem um fórum permanente para discussões sobre o trânsito, onde estão representadas várias entidades, comerciantes, taxistas, entre outros segmentos. É importante que os motociclistas também participem, porque qualquer intervenção no hipercentro precisa ser discutida por todos os agentes sociais”, ressaltou a parlamentar.

No final da reunião, os motociclistas apresentaram uma lista de reivindicações. Eles pedem a criação de vagas para motos em espaço destinados a carga e descarga de veículos. “O espaço já existe, mas os agentes da BHTrans entendem que carga e descarga são somente para veículos de quatro rodas, e por isso somos multados”. Queremos a regulamentação da vaga para as motos, a distribuição uniforme dessas vagas no rotativo e a implantação de vagas para motos em todos os quarteirões que tenham o rotativo faixa azul.

Informações no gabinete da vereadora Neil Batista (3555-1182/1183).