Especialistas apresentam soluções inovadoras para o trânsito de BH
Tecnologias já aplicadas em outros países, como os semáforos inteligentes, estão em fase de estudos e podem ser adotadas pelo município

Foto: Tatiana Francisca/CMBH
Semáforos inteligentes, matriz de origem e destino que permita mensurar a demanda por transporte noturno em BH, caminhões de limpeza com tecnologia embarcada para verificar a “saúde do asfalto” e integração de câmeras inteligentes com sistema de segurança. Essas foram algumas inovações tecnológicas apresentadas pelos participantes de audiência pública realizada pela Comissão de Mobilidade Urbana, Indústria, Comércio e Serviços nesta quinta-feira (25/9), Dia Nacional do Trânsito. Solicitado pela vereadora Trópia (Novo), o encontro reuniu representantes do poder público e de empresas privadas, que debateram cases internacionais de inovação e sua possibilidade de aplicação no município. A parlamentar anunciou que vai encaminhar um pedido de informação para ter acesso ao resultado de pesquisas em curso sobre origem e destino.
Trópia contou que em outubro será possível enviar sugestões de emendas parlamentares, que podem ser utilizadas para testar soluções para o trânsito de BH, possibilidade permitida por meio do Marco Legal das Startups (Lei 11.838/2024). A parlamentar disse que “sonha em integrar as soluções tecnológicas com as políticas que já existem”, e citou como exemplo os semáforos inteligentes, que ajustam o tempo conforme o fluxo de veículos e permitiram, em Pittsburgh (EUA), redução de 40% no tempo de viagem
“Estamos gastando cerca de 57 minutos para percorrer 10 quilômetros em horários de pico em BH”, disse Trópia.
Semáforos inteligentes
O chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Guilherme Cunha, afirmou que a pasta está modernizando o parque semafórico da cidade e desenvolvendo estudos sobre semáforos inteligentes. “Essa pesquisa deve estar concluída este ano, e em 2026 queremos partir para contratação”, afirmou. Ele também disse que está sendo finalizado um estudo sobre origem e destino, a ser divulgado em breve.
Saúde do asfalto
O assessor da presidência da Prodabel, Stefano Corradi, disse que até meados de 2026 será possível implantar melhorias significativas em parceria com as secretarias municipais. Uma das inovações que ele citou foi o caminhão de coleta de lixo com tecnologia embarcada que verifica buracos, rachaduras e outras avarias no asfalto, sinalizando pontos com necessidade de reparos.
Origem e destino
Já Charliston Marques Moreira, da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte, afirmou que o Banco Mundial contratou uma empresa espanhola que está fazendo pesquisas com matriz de origem e destino em três regiões metropolitanas do Brasil e a RMBH foi uma das selecionadas. “Até dezembro os resultados devem ser entregues”, disse. Trópia ressaltou a importância desses dados para dimensionar a demanda por transporte noturno na capital.
Parcerias
Empresas privadas também deram sua contribuição. Luiz Augusto Silva, representante do Google Cloud, destacou a importância do uso de dados gerados por diferentes fontes. “Existem tecnologias diversas que podem gerar benefícios para a população”, falou.
O advogado Yago Falcão, relações institucionais da empresa Gabriel Tecnologia, explicou como o serviço contribui para a segurança pública. "Já ajudamos a Polícia Militar a recuperar quase 100 veículos roubados no Rio de Janeiro por meio de tecnologia de leitura de placas. Nosso sistema também ajudou a localizar 12 pessoas desaparecidas”, disse. A inovação, já disponível no Rio de Janeiro e em São Paulo, começa a ser usada em BH por meio de parceria com o Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH).
Segurança
Ludmila Diniz Ferreira, capitã da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, lembrou que de 2020 a 2025 a frota da capital cresceu 22% e a infraestrutura não acompanhou essa ampliação. Ela também destacou a importância de campanhas para conscientizar a população, citando infrações comuns, como estacionar em local proibido ou em fila dupla.
Encaminhamentos
Sobre as pesquisas de origem e destino citadas pelos participantes, Trópia anunciou que vai encaminhar pedidos de informação para ter acesso aos resultados desses estudos.
Superintendência de Comunicação Institucional