VALE DO JATOBÁ

Comissão de Transporte vistoria viaduto do bairro Independência

domingo, 14 Outubro, 2007 - 22:00
Visita ao viaduto no bairro Independência Em atendimento a um requerimento apresentado pelo vereador Carlos Henrique (PR), a Comissão de Desenvolvimento Econômico Transporte e Sistema Viário, da Câmara Municipal de Belo Horizonte, visitou hoje, 15 de outubro, o viaduto no bairro Independência, na região do Vale do Jatobá. Também fizeram parte da visita o vereador Wagner Messias ‘Preto’ (DEM), presidente da comissão, e o assessor da Diretoria de Operações da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), Rogério Marinho.

Esse viaduto, de acordo com o vereador Carlos Henrique, é o único acesso à rua Flor de Pitangueira, onde existe um comércio muito forte, com supermercados, depósitos de material para construção, restaurantes e papelaria.

“O problema é que o viaduto tem 4 metros de altura, e os caminhões de entrega não conseguem passar debaixo dele; então os motoristas são obrigados a fazer um transbordo de carga ou dar a volta, passando por Ibirité. Os comerciantes reclamam porque, nesse caso, o frete aumenta”, informou o vereador.

Estrutura antiga

De acordo com o vereador Preto, o rebaixamento da pista, como foi sugerido pelos moradores, não é viável porque pode comprometer a estrutura do viaduto, já que sobre ele passam trens da Rede Ferroviária Federal, transportando minério de ferro.  “O rebaixamento vai aumentar a altura do passeio, dificultando ainda mais o acesso e a vida dos comerciantes, sem falar na estrutura do viaduto, que é antiga”, constatou.

O vereador Carlos Henrique deve encaminhar, esta semana, à Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário, um pedido de realização de audiência pública para encontrar uma solução para o problema.

Serão convidados para a audiência representantes da Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), da Rede Ferroviária Federal e da Prefeitura.

Informações nos gabinetes dos vereadores: Carlos Henrique (3555-1161/1163) e Wagner Messias ‘Preto’ (3555-1176/1177)