Evento "Virada da Família Mineira" é incluído oficialmente no calendário de BH
Proposta de autoria parlamentar sancionada pelo Executivo reconhece o ‘relevante interesse cultural’ da celebração religiosa
Foto: Flavia Borja_Facebook
Publicada no último dia de 2025 (31/12) no Diário Oficial do Município (DOM-BH), a Lei 11.947 reconhece como de relevante interesse cultural o evento cristão anual ‘Vira Brasil - a Virada da Família Mineira’ e o inclui entre as celebrações que se distinguem pela expressão e pela tradição na vida da cidade. A edição local do ‘Vira Brasil 2026’, primeiro realizado após o reconhecimento oficial, reuniu milhares de fiéis de todas as idades na Arena MRV (estádio do Atlético Mineiro) para louvar a Deus e comemorar o réveillon. Durante a festa, diversas apresentações musicais, sermões de lideranças religiosas e orações coletivas promoveram uma atmosfera de alegria e confraternização, e um show de fogos de artifício marcou a chegada do ano novo, reforçando a fé e a esperança dos participantes.
Realizada no dia da entrada em vigor da Lei 11.974/2025, proposta pela vereadora Flávia Borja (DC) - na foto, com o prefeito Álvaro Damião -, a primeira edição da Virada da Família Mineira como evento oficial contou com a divulgação e o apoio da Prefeitura, que contribuiu para garantir a estrutura e a segurança do evento de Réveillon. Ao agradecer a oficialização da festa e a contribuição do poder público para sua realização, os organizadores destacaram que o evento, gratuito e aberto ao público mediante inscrição prévia, mobiliza igrejas, moradores e visitantes de BH, movimenta o setor e fortalece a relação entre cidade, cultura e convivência familiar.
Valorização
A ementa da Lei, reproduzida no Art. 1º, determina o reconhecimento do relevante interesse cultural do ‘Vira Brasil - a Virada da Família Mineira’, definido como “evento que acontece na virada de ano, com o objetivo de ser celebração de fé e esperança para o ano vindouro”. O parágrafo 2º do mesmo artigo explica que o reconhecimento busca “valorizar expressões e manifestações culturais e religiosas do Município.”
O Art. 2º oficializa a celebração mediante o acréscimo de inciso ao anexo único da Lei 8.762/2004, que institui as comemorações, exposições, festivais, feiras, cerimônias, torneios esportivos e semanas temáticas oficiais. A legislação prevê a ampla divulgação de tais eventos pelo órgão responsável pela gestão do turismo, que divide com o Legislativo a prerrogativa de indicar a inclusão de acontecimentos “que se distingam pela expressão e pela tradição na vida cultural, econômica, religiosa e social” da cidade.
“Maior virada cristã do país”
Na justificativa do PL 575/2025, que deu origem à Lei, Flávia Borja ressalta a importância, para os cristãos, do festival de música gospel ‘Vira Brasil’, também realizado em São Paulo e em Orlando (EUA). Ela aponta que a influência evangélica se manifesta na vida social e cultural da cidade, que já sediou inúmeros eventos religiosos de grande porte, e a edição local da celebração proporciona uma passagem de ano em ambiente acolhedor e familiar.
“A partir de 2025, Belo Horizonte passa a contar com a maior virada cristã do país, celebrando a chegada do Ano Novo com louvor, adoração e mensagens de fé”, comemora a autora.
O parecer da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo, que se manifestou pela aprovação do projeto, reitera que a realização da ‘Virada da Família Mineira’ trará inúmeros benefícios tanto no setor turístico, como no financeiro e no empresarial, movimentando a economia, impulsionando o empreendedorismo e os investimentos na cidade, estimulando a geração de empregos.
A proposição foi aprovada no Plenário da Câmara em 1º e 2º turno sem votos contrários nos dias 3 e 5 de dezembro e sancionada pelo prefeito Álvaro Damião no dia 30 do mesmo mês.
Superintendência de Comunicação Institucional


