AUDIÊNCIA PÚBLICA

Atraso de 10 anos na construção de centro de saúde do Serra em pauta na quarta (30)

Nova sede do Centro de Saúde Nossa Senhora de Fátima foi aprovado no Orçamento Participativo de 2005; obra ainda não foi iniciada

terça-feira, 29 Abril, 2025 - 13:15
Imagem da placa da obra do centro de saúde

Foto: Rafa Aguiar/CMBH

A demora de quase uma década para iniciar a construção de uma nova sede para o Centro de Saúde Nossa Senhora de Fátima, no Bairro Serra, será discutida pela Comissão de Administração Pública e Segurança Pública em audiência nesta quarta-feira (30/4), às 13h30, no Plenário Camil Caram. De acordo com o site da Prefeitura de Belo Horizonte, as obras da nova unidade foram aprovadas no Orçamento Participativo (OP) Centro-Sul 2005/2006, com previsão de conclusão no 1º semestre de 2016 e custo estimado à época de R$ 3,3 milhões. O imóvel seria de dois andares com salas de espera e de vacina, coleta, farmácia, consultórios médicos e odontológicos, sala de reunião, escovário, copa/refeitório, terraço, estacionamento e zoonoses. Contudo, até hoje a obra ainda não saiu do papel e a unidade funciona em uma casa alugada na Rua Corinto, sem infraestrutura suficiente para atender a demanda dos moradores. Para o debate é esperada a presença de representantes da Prefeitura e da unidade de saúde. Cidadãos interessados podem participar da reunião, que é aberta ao público e também será transmitida ao vivo pelo portal da Câmara e pelo canal no Youtube.

Demanda antiga
  
A comunidade conquistou a construção da nova sede no Orçamento Participativo de 2005, que previa o novo endereço na Rua da Passagem, número 56, no mesmo bairro. Autor do requerimento que solicitou a audiência, Uner Augusto (PL) destaca que o debate vai servir para esclarecer as razões da morosidade para o início da construção. ”A realização desta audiência é essencial para proporcionar maior transparência e diálogo com a comunidade, além de buscar alternativas para atenuar os impactos causados pela demora na entrega da obra”, afirma.

Foram convidados para participar do evento os secretários municipais de Governo; de Saúde; e de Obras e Infraestrutura; além do coordenador de Administração Regional Centro Sul e do gerente da unidade de Saúde. O deputado estadual Pedro Aihara (PRD) também deve participar da audiência.

Superintendência de Comunicação Institucional