BH Legal traz iniciativas originadas na Câmara para promoção da saúde mental
Tema está relacionado à campanha Janeiro Branco, que conscientiza a população sobre cuidados com a saúde mental e emocional
Imagem: Secvis/CMBH
O ano de 2025 está começando e com ele teve início a campanha Janeiro Branco, que acende um alerta para os cuidados necessários à manutenção da boa saúde mental e emocional. Neste primeiro mês do ano, diversas instituições públicas e privadas - governo e sociedade - voltam a atenção para iniciativas capazes de prevenir doenças psicológicas como ansiedade, depressão e pânico. E é no ritmo do Janeiro Branco que a Câmara Municipal lança a terceira temporada do podcast BH Legal. O primeiro episódio, já disponível no Portal da CMBH e nas plataformas de streaming, traz iniciativas promovidas pelo Poder Legislativo pra assegurar a saúde mental nos ambientes de trabalho e nas escolas. O BH Legal pode ser acessado no Spotify, Deezer, Amazon Music e Pocket Cast.
O primeiro episódio traz a lei de origem parlamentar que visa à realização de palestras, seminários e cursos sobre os cuidados com a saúde mental. O programa foca nos ambientes de trabalho e escolar, apresentando as iniciativas da Câmara para atender às demandas de trabalhadores, estudantes e professores por políticas e serviços de promoção da saúde mental.
Já nos próximos episódios a serem lançados em janeiro, serão apresentadas a política pública que usa a arte para cuidar e acolher crianças e adolescentes usuários da rede de saúde mental da Prefeitura; as iniciativas protagonizadas pela Câmara para garantir serviços de qualidade nos Centros de Referência em Saúde Mental da PBH; os cuidados com a saúde mental das mulheres; e, ainda, a importância da terapia assistida por animais em hospitais, escolas e instituições de saúde mental.
Portal CMBH
Desde o final do ano passado, os podcasts produzidos pela Superintendência de Comunicação da Câmara podem ser acessados por meio do Portal CMBH. O novo ambiente foi criado na aba dedicada à ‘Comunicação’ e disponibiliza os programas BH Legal e Câmara em Foco e seus respectivos episódios, com descrições que apresentam os assuntos abordados. A medida tem como objetivo ampliar e facilitar o acesso dos ouvintes aos produtos, possibilitando que as pessoas que não utilizam plataformas de streaming possam ouvir os programas.
Ao acessar a aba ‘Podcast’ no Portal da Câmara, o público é direcionado a uma página onde verá todos os programas já produzidos. O espaço apresenta a descrição temática de cada temporada, permitindo ao ouvinte conhecer o assunto que será tratado em cada edição. Ao escolher a temporada que deseja escutar, o ouvinte também tem acesso às descrições dos assuntos tratados a cada episódio. Na sequência, basta iniciar a reprodução no player do Spotify incorporado à página.
BH Legal
No segundo semestre de 2024, foram lançadas as duas primeiras temporadas do podcast BH Legal: Uma cidade melhor com a Câmara Municipal. A primeira trata de direitos criados pela CMBH para atender aos PCDs, temática escolhida em razão do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro. Os cinco episódios da série abordam assuntos como acessibilidade em hospitais e escolas, segurança no trânsito e direito à cultura.
Já a segunda temporada se dedica à Igualdade Racial, temática escolhida em referência ao Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. O programa apresenta iniciativas originadas no Poder Legislativo com o intuito de combater a desigualdade e o preconceito racial. Os episódios da temporada tratam de assuntos como reserva de vagas em concursos públicos, dados para elaboração de políticas públicas e iniciativas voltadas à formação profissional.
Câmara em Foco
O Câmara em Foco é o mais novo podcast produzido pela Superintendência de Comunicação Institucional da CMBH. O programa traz em seu episódio inicial uma entrevista exclusiva com o presidente da Casa, Professor Juliano Lopes (Pode), que fala sobre suas prioridades para o biênio em que estará à frente do Legislativo e defende melhorias para o transporte público da capital.
Superintendência de Comunicação Institucional