EDUCAÇÃO

Vereadores querem informações sobre projeto cultural realizado em Emeis

Programação “O Museu Atravessa a Cidade”, do Museu das Minas e do Metal, trata sobre questões étnico-raciais, de gênero e saberes populares

quarta-feira, 15 Outubro, 2025 - 18:45
Vereadora Cida Falabella (Psol), Vereadora Dra. Michelly Siqueira (PRD), Vereadora Professora Marli (PP) e Vereadora Flávia Borja (DC) assentadas no Plenário Helvécio Arantes

Foto: Tatiana Francisca/CMBH

Um projeto cultural realizado pelo MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal em oito escolas municipais de educação infantil (Emeis) foi tema de dez pedidos de informação aprovados pela Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo nesta quarta-feira (15/10). Os requerimentos, assinados por Flávia Borja (DC), perguntam às diretorias das unidades se os pais ou responsáveis pelas crianças foram informados a respeito da programação, além de questionar as Secretarias Municipais de Educação e Cultura acerca do conteúdo abordado e se o projeto contou com recursos públicos. A programação aborda temas étnico-raciais, de gênero, ciência, cultura e saberes populares. Confira o resultado completo da reunião.

Conhecimento dos pais

O projeto “O Museu Atravessa a Cidade” foi realizado nas Emeis Vila Leonina, Mangueiras, Jardim Vitória, Camargos, Santa Maria, Cinquentenário, Gameleira e no Centro Infantil Cabana. Nos requerimentos endereçados às diretorias das unidades, a vereadora busca saber quando os projetos foram apresentados, se os pais ou responsáveis pelas crianças foram informados a respeito da programação e se autorizaram por escrito a participação dos estudantes

Já para a secretária municipal de Educação, Natália Araújo, um requerimento pergunta quais escolas receberam a programação. Pede ainda que sejam enviados à comissão o comunicado direcionado aos pais dos estudantes com informações a respeito do conteúdo das oficinas e o formulário de autorização que eles deveriam assinar para que os alunos participassem do projeto.

Lei de incentivo 

Para a secretária municipal de Cultura, Eliane Parreiras, outro documento questiona se o projeto recebeu recursos via Lei Municipal de Incentivo à Cultura e qual o valor repassado. Solicita também o envio dos editais e atas das reuniões de seleção dos projetos aprovados por meio da lei entre os anos de 2022 e 2025. 

O Museu Atravessa a Cidade

De acordo com o site da instituição responsável pelo projeto, a programação conta com formações para professores, oficinas e intervenções teatralizadas, e aborda temáticas que envolvem questões étnico-raciais, de gênero, ciência, cultura e saberes populares. O objetivo é descentralizar o acesso à cultura e às práticas museais, estendendo o alcance do museu para outras regiões da cidade. Em complemento às apresentações, o projeto distribui para as escolas um kit pedagógico com moldes para criação de máscaras africanas, argila, pigmentos minerais variados e uma cartilha educativa. O site do MM Gerdau afirma que a atual edição é realizada de forma gratuita nas escolas com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte. 

Em busca de mais informações

Durante a reunião da comissão, Cida Falabella (Psol) elogiou o projeto, afirmando que ele ajuda as unidades a colocarem em prática a Lei 10.639, de 2003, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira nos currículos escolares dos ensinos fundamental e médio, que, de acordo com ela, “é um instrumento importante de combate ao racismo”. A vereadora afirmou que vai acompanhar as respostas aos requerimentos para saber mais sobre como o projeto está sendo implantado nas escolas. A autora dos documentos, Flávia Borja, afirmou que os pedidos de informação têm como objetivo entender mais sobre a programação que se propõe a levar cultura até as escolas.

Superintendência de Comunicação Institucional

Audiência pública para discutir a situação das Escolas Municipais de Ensino Especial de Belo Horizonte. 35ª Reunião Ordinária - Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo.