DIREITOS HUMANOS

Comissão marca visitas a lares de idosos e abrigos para jovens da cidade

Condições de funcionamento, estrutura física e corpo técnico serão verificadas; vistorias devem ocorrer nos meses de maio e junho

terça-feira, 13 Maio, 2025 - 13:15
Mãos de pessoa idosa, posicionadas uma em cima da outra sobre um cobertor

Foto: Karoline Barreto/CMBH

A Comissão de Direitos Humanos, Habitação, Igualdade Racial e Defesa do Consumidor deve realizar, nos meses de maio e junho, ao menos 15 vistorias a casas que acolhem idosos na capital. As visitas técnicas foram aprovadas durante a reunião do colegiado realizada na manhã desta terça-feira (13/5), e têm o objetivo de verificar as condições de funcionamento, corpo técnico e estrutura física das unidades. Os parlamentares também aprovaram vistorias a duas repúblicas de acolhimento institucional de jovens na cidade. Nos locais, serão verificados aspectos como a capacidade de lotação e o conforto da edificação. Confira o resultado completo da reunião.

Lares de idosos

As Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) de BH acolhem pessoas com 60 anos ou mais para assegurar moradia adequada àqueles que precisam, além de desenvolver condições para sua independência e autocuidado. A vistoria dos locais foi solicitada por Arruda (Republicanos). Serão visitados pelos vereadores lares nos Bairros Lindéia, Venda Nova, São Francisco, Lagoinha, Santa Mônica, Padre Eustáquio e Santa Efigênia, entre outros. A lista completa pode ser verificada no resultado da reunião. Foram convidados para participar das visitas representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos e coordenadores de atendimento das regionais onde as casas estão localizadas.

República para jovens

A comissão ainda deve visitar, a pedido de Juhlia Santos (Psol), as duas unidades da República para Jovens - Avante Social, locais que acolhem jovens em situação de vulnerabilidade, oferecendo moradia e atendimento integral. No dia 25 de junho, às 10h, a visita técnica será na unidade localizada na Rua República do Peru, número 109, Bairro Maria Virgínia. Às 14h, a comissão segue para a unidade da Rua Casablanca, número 866, no Bairro Santa Terezinha.

Nas repúblicas, segundo a parlamentar, será verificada a salubridade do espaço, a capacidade de lotação, o conforto da edificação, o ritmo de trabalho e quais serviços de assistência social disponibilizados pela Prefeitura estão sendo efetivamente executados.

Superintendência de Comunicação Institucional

Audiência pública para debater o Serviço Residencial Terapêutico (SRT) oferecido pela PBH e discutir o novo Termo de Parceria proposto pelo município para a realização do serviço e se em alguma medida fere direitos fundamentais.