Utilização de drones e viaturas pela Guarda Municipal é questionada
Vereadores querem informações sobre custos e critérios para compra e manutenção de equipamentos

Foto: Dara Ribeiro /CMBH
A Comissão de Administração Pública aprovou, em reunião ordinária, realizada nesta quarta-feira (12/3), três pedidos de informações sobre a infraestrutura da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte. O comandante da Guarda, Júlio César Pereira de Freitas, deverá informar, entre outros, o número de drones, de viaturas e de unidades de segurança existentes na cidade. O colegiado também aprovou pedido de informações sobre onze fundos geridos pelo Município e requerimento para realização de audiência pública sobre equiparação salarial entre técnicos e auxiliares de enfermagem. Confira o resultado da reunião.
Guarda Civil Municipal
A pedido de Pedro Rousseff (PT), o colegiado aprovou três requerimentos solicitando informações sobre o uso de drones e de viaturas pela Guarda Civil Municipal, além de esclarecimentos a respeito de unidades de segurança preventiva disponíveis. Os vereadores querem saber o número de drones e de viaturas em posse da Guarda e quantas estão disponíveis para uso, atualmente, em Belo Horizonte. Eles também questionam qual o valor total para a aquisição e para manutenção dos aparelhos e dos veículos em uso e se há projetos para aquisição de novos equipamentos.
Os parlamentares perguntam qual seria o número adequado de drones e de viaturas e quais os critérios utilizados para se definir o uso e a alocação dos itens em diferentes regiões da cidade. Além de questionar a quantidade e os custos dos equipamentos, os vereadores querem saber quais as regras para definição do local de instalação das unidades de segurança preventiva.
Fundos geridos pelo Município
O prefeito em exercício, Álvaro Damião, os secretários municipais de Governo, de Mobilidade Urbana, de Segurança Alimentar e Nutricional e de Desenvolvimento Econômico deverão responder aos questionamentos sobre onze fundos geridos pelo Município. O requerimento, assinado por Fernanda Pereira Altoé (Novo), questiona sobre a legislação que instituiu cada um dos fundos, com qual objetivo foram criados e quem gerencia cada um deles. Os vereadores querem saber o saldo de cada um desses fundos e quanto cada um recebeu neste ano. Questionam ainda quais foram as ações adotadas pelos fundos e o valor de cada uma delas, desde 1° de janeiro até o presente momento. Eles também perguntam por que esses aportes são justificados como "adequações orçamentárias para viabilizar o processamento das despesas do Município frente às alterações estabelecidas pela Lei Municipal 11.801/25" e qual seu papel na Reforma Administrativa.
Equiparação salarial
A pedido de Dr. Bruno Pedralva (PT) e Tileléu (PP), o grupo aprovou a realização de audiência pública para discutir a equiparação salarial entre técnicos e auxiliares de enfermagem na PBH. O evento está marcado para as 13h30 do dia 26/3, no Plenário Camil Caram. Serão convidados a participar do debate o prefeito de BH; os secretários municipais de Governo, Guilherme Daltro; de Saúde, Danilo Borges Matias; de Planejamento, Orçamento e Gestão, Bruno Leonardo Passeli; e da Fazenda, Pedro Meneguetti. Também serão chamados representantes do Conselho Municipal de Saúde e do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de BH (Sindibel). A reunião é aberta ao público e pode ser acompanhada ao vivo pelo canal da CMBH no YouTube.
Assista à íntegra da reunião.
Superintendência de Comunicação Institucional