Comissão aprova fiscalização em 10 parques ecológicos de BH
Vereadores também irão pedir informações sobre obras de moradias populares na área do antigo Aeroporto Carlos Prates
![](https://cmbhweb.cmbh.mg.gov.br/sites/default/files/styles/2_colunas_desktop_teste/public/noticias_destaques/2025/02/54318290782_c7bc8d010f_k.jpg?itok=Ukq_Iirt×tamp=1739215371)
Foto: Cristina Medeiros/CMBH
A Comissão de Meio Ambiente, Defesa dos Animais e Política Urbana aprovou, em reunião realizada na tarde desta segunda-feira (10/2), 10 visitas técnicas para fiscalizar a situação de parques e áreas públicas da capital mineira. As ações têm como objetivo avaliar a infraestrutura, a fauna e a flora, as condições de manutenção e identificar necessidades de intervenção por parte do poder público. Além das visitas técnicas, também foram aprovados 19 pedidos de informação sobre temas diversos, como obras de contenção, reformas e revitalização em praças do município, construção de moradias populares na área do antigo Aeroporto Carlos Prates, entre outros. Confira aqui o resultado da reunião com a relação completa dos pedidos de informação, visitas técnicas aprovadas e autores de cada requerimento.
Ação preventiva
Entre as visitas técnicas aprovadas para o mês de fevereiro estão as previstas para os Parques do Bairro Jardim Leblon (17/2) e Parque Municipal do Bairro Trevo (24/2). Em março ficaram agendados os parques do Bairro Planalto (10/3); Fazenda Lagoa do Nado (13/3), no bairro Itapoã; José Lopes dos Reis (17/3), no bairro Europa; Dona Clara (24/3) e Parque Municipal do Bairro Bairro Cenáculo (31/3). As demais foram agendadas para o mês de abril. Os cidadãos interessados podem acompanhar as visitas junto aos parlamentares.
Impactos de alagamentos
Outros seis requerimentos de visitas técnicas aprovados incluem a avaliação dos impactos de alagamentos recentes na Região da Pampulha, avaliação da Praça Raul Soares (Região Central) e Praça das Lavadeiras (bairro Colégio Batista), além de condições de pavimentação e drenagem de vias públicas.
Moradias no antigo aeroporto
O andamento do projeto para construção de unidades habitacionais na área onde funcionava o Aeroporto Carlos Prates foi solicitado ao prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, e ao diretor-presidente da Urbel, Claudius Vinícius Leite Pereira. Para a Superintendência de Desenvolvimento da Capital, Secretaria Municipal de Política Urbana e Gerência Regional de Manutenção Venda Nova será encaminhado pedido de informação sobre a possibilidade de realizar obras para melhorar contenção do Córrego Várzea da Palma.
Também foi aprovado o encaminhamento de pedidos de informação sobre obras na Praça Rio Branco (mais conhecida como Praça da Rodoviária), na Praça Governador Israel Pinheiro (Praça do Papa) e sobre paralisação de obras na praça e quadra situadas no bairro Campo Alegre.
Para assistir à íntegra da reunião clique aqui.
Para conferir detalhes dos 19 pedidos de informação e das 16 visitas técnicas aprovadas, clique aqui.
Superintendência de Comunicação Institucional