Moradores reivindicam linha de ônibus para novo centro de saúde no Barreiro
Proposta de mudança de itinerário de linha já existente, apresentada pela Sumob, não agradou população e vereador pede que seja revista
Foto: Cristina Medeiros/CMBH
A dificuldade de acesso ao novo Centro de Saúde do Diamante/Teixeira Dias, na região do Barreiro, por meio de transporte coletivo foi tema de audiência pública realizada pela Comissão de Mobilidade Urbana, Indústria, Comércio e Serviços nesta quinta-feira (7/11). Moradores atendidos pelo centro, principalmente do bairro Santa Helena, reclamam que não conseguem chegar ao local de ônibus. A Superintendência de Mobilidade do Município de Belo Horizonte (Sumob) propôs a alteração do trajeto da linha 314, para que ela passe a atender ao centro, porém, segundo o requerente da audiência, Professor Juliano Lopes (Pode), grande parte da população não concordou com a mudança de itinerário prevista. O vereador afirmou que irá realizar nova audiência pública sobre o assunto no bairro Santa Helena, para ampliar a participação dos moradores interessados, e pediu que a decisão da Sumob seja revista, pelo menos até a reunião.
A construção do Centro de Saúde do Diamante/Teixeira Dias era uma demanda antiga, já que o espaço onde funcionava o atendimento anteriormente carecia de melhorias em sua infraestrutura. Professor Juliano Lopes elogiou a obra, dizendo que as novas instalações são modernas e práticas, além de terem trazido mais conforto para a população e melhores condições de trabalho para os funcionários. Segundo o parlamentar, porém, são muitas as reclamações em relação à dificuldade de deslocamento até o centro. “Desde quando houve a mudança, essas demandas estão sendo levantadas. O acesso dos moradores do Santa Helena é o mais difícil. Mas de quem vive no Teixeira Dias, também. Então, seria necessário, sim, que as linhas 314 e 331 passassem por lá.”, afirmou Michelle Dias, secretária da Comissão Local de Saúde. Representante da Sumob, Sergio Luiz Ribeiro de Carvalho disse que o órgão entende que já existe atendimento ao centro de saúde pela linha 313, e por meio de baldeação, para pontos que não têm uma linha direta, mas que a Sumob está atenta às solicitações e tem pensado em alternativas para melhorar a situação.
Alteração no itinerário
Na última terça-feira (5/11), foi realizada reunião entre a Sumob e a Comissão Regional de Transportes e Trânsito do Barreiro (CRTT) para que fosse apresentada proposta para solucionar o problema da falta de transporte público até o centro de saúde. Na ocasião, foi sugerida a mudança no itinerário da linha 314 para que ela passasse a atender ao estabelecimento. Apesar de a proposta ter sido aceita pelos presentes na reunião, segundo declarou o representante da Sumob, Professor Juliano Lopes disse que a população mais afetada provavelmente tinha poucos representantes e que recebeu dezenas de reclamações sobre a proposição.
Geralda Magela Silva Moreira, representante dos moradores do Santa Helena, afirmou que a população ficaria muito prejudicada com a mudança do itinerário e que muitos idosos da região a procuraram para se manifestar contra a medida. Ela acrescentou que poderia ser criada uma nova linha, ainda que de ônibus suplementar, mas que tivesse mais veículos à disposição e que trafegassem em intervalos de tempo menores. Geralda também concordou que deve ser organizado um encontro com a comunidade local. O presidente da Comissão Local de Saúde, Roney Assunção Barbosa, fez coro à ideia e afirmou que, por ser online, muitas pessoas não participaram da primeira reunião realizada com a CRTT, e que, com a atividade sendo feita presencialmente, o público seria maior.
A BHTrans esteve presente o encontro, representada por Péricles Santos, gerente de ação regional Barreiro Oeste. O convidado declarou que as questões referentes a itinerários dos ônibus são definidas pela Sumob, e que a BHTrans atua depois, adequando a sinalização necessária e fiscalizando para garantir que o trajeto está sendo cumprido. Péricles completou dizendo que quando for determinada a nova rota, a BHTrans estará pronta para ouvir as solicitações no que couber à empresa.
Nova audiência
A previsão é de que audiência pública no bairro Santa Helena seja realizada em meados de dezembro. Até lá, Professor Juliano Lopes pediu que a Sumob não desse continuidade ao plano de modificar o trajeto da linha 314. Sergio Luiz Ribeiro de Carvalho disse que repassará o pedido ao superintendente André Dantas, e incentivou o vereador a reforçar a solicitação por meio de ofício. Ao final da reunião, Professor Juliano Lopes mandou um “recado” a Fabiano Borges, dono da Transoeste, operadora das linhas que atendem à região, pedindo que ele tenha consciência em relação ao problema. E que se for necessário aumentar o número de quilômetros rodados pelos veículos, que ele faça isso, porque são muitas as pessoas que precisam desse serviço.
Superintendência de Comunicação Institucional