MEIO AMBIENTE

BH pode vir a ter um programa de Coleta Seletiva de Lixo Tecnológico

Projeto que tramita em 1º turno passou em mais uma comissão. Colegiado vai avaliar viabilidade de parque linear no São João Batista

segunda-feira, 22 Abril, 2024 - 18:30
Imagem dos vereadores que participaram da reunião

Foto: Karoline Barreto/ CMBH

A Comissão de Meio Ambiente, Defesa dos Animais e Política Urbana aprovou, nesta segunda-feira (22/4), parecer favorável à proposição que cria o Ecoponto Digital e propõe a realização de campanhas educativas com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do descarte adequado do lixo tecnológico. O PL 859/2024 é voltado para o gerenciamento dos resíduos de materiais e equipamentos de informática. O colegiado também aprovou, durante a reunião, visita técnica para avaliar a possibilidade de criação de um parque linear no Bairro São João Batista e pedido de informações sobre o melhorias no Parque do Planalto.
 
Tramitando em 1º turno, o PL 859/2024 propõe a criação de Programa de Coleta Seletiva de Lixo Tecnológico, denominado Ecoponto Digital, e a realização de campanhas educativas (Ecotec-BH) para conscientizar a população sobre a importância do descarte adequado do lixo tecnológico. Autor do PL, Fernando Luiz (Republicanos) ressalta que a disposição inadequada do lixo causa poluição do solo, das águas e do ar, além de propiciar a proliferação de vetores de doenças.

Além de proporcionar o gerenciamento dos resíduos de materiais e equipamentos de informática, o texto define como lixo tecnológico os resíduos gerados pelo descarte de materiais e equipamentos de informática, componentes e equipamentos periféricos de computadores, inclusive monitores, telas, displays, impressoras, teclados, mouses, drivers, modens e assemelhados de uso pessoal. Baterias, tonners e materiais assemelhados que podem gerar vazamentos não entram nesse rol de equipamentos. 

O PL ainda será submetido ao crivo das Comissões de Saúde e Saneamento e de Orçamento e Finanças antes de poder ser apreciado em Plenário. 

Parques 

A pedido de Loíde Gonçalves (MDB), a realização de visita técnica à Rua Antonina Alves, no Bairro São João Batista, em Venda Nova, com o objetivo de avaliar a possibilidade de implantação de um Parque Linear. O encontro está previsto para o dia 30 de abril, às 10h30, com ponto de encontro na altura do 186. 

Segundo a vereadora, além de assegurar benefícios significativos para os moradores do entorno, a medida pode possibilitar a melhora da drenagem da água pluvial, reduzindo o risco de ocorrências de enchentes no bairro.

Os representantes da Prefeitura deverão apresentar as informações referentes às possíveis soluções e providências cabíveis, bem como o prazo para sua informação. Foram convidados para acompanhar os trabalhos os secretários municipais de Governo; e de Obras e Infraestrutura; além do diretor de Gestão de Águas, Ricardo Aroeira; o diretor-presidente da Urbel, Claudius Vinícius; e do coordenador de Atendimento Regional Venda Nova, Silvio Rezende. 

Loíde também assina o requerimento solicitando informações sobre o Parque do Bairro Planalto para os secretários municipais de Meio Ambiente, Gelson Antônio Leite; e de Obras e Infraestrutura, Leandro César Pereira. Ela pergunta se há alguma previsão de realização de alguma melhoria no local e se há um cronograma.

Superintendência de Comunicação Institucional 

Reunião com convidados para debater sobre a construção da obra de contenção e demais soluções para a grave situação que ocorre na Rua Paiva, B. Serra -11ª Reunião Ordinária: Comissão de Meio Ambiente, Defesa dos Animais e Política Urbana