PROJETO CÂMARA EJA

Estudantes destacam aprendizado sobre democracia e participação popular

No segundo semestre, alunos da educação de jovens e adultos (EJA) participaram de formações sobre política e cidadania

sexta-feira, 1 Dezembro, 2023 - 10:30

Foto: Rafaella Ribeiro/CMBH

A reflexão sobre a importância dos estudos e da participação popular na política marcaram o encerramento da 3ª edição do projeto Câmara EJA, no último dia 27 de novembro. Resultado de parceria entre a Câmara, por meio da Escola do Legislativo, e a Secretaria Municipal de Educação (Smed), a iniciativa, voltada a estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), oferece ações educativas sobre o papel do parlamento na fiscalização de políticas públicas. A solenidade de encerramento da edição 2023 do projeto contou com a presença da vereadora Loíde Gonçalves (Pode) e de representantes das instituições parceiras, além de estudantes e de educadores das escolas participantes.  
 
“Vou fazer 70 anos e estou orgulhosa por já ter passado de ano. Tem seis meses que eu perdi um filho e escolhi estudar ao invés de ter depressão. Esse é um momento muito precioso para nós”, disse Vera Lúcia de Fátima, representante dos alunos da Escola Municipal Belo Horizonte. “Aprendi no projeto que nós temos voz e importância na sociedade, e que devemos buscar nossos direitos”, disse Kerlon de Souza Ribeiro, representante dos alunos da Escola Municipal Amílcar Martins. 
 
A estudante Eva Maria de Souza, da Escola Municipal Caio Líbano Soares, entregou documento com sugestões de proposição elaboradas pelos participantes do projeto à vereadora Loíde Gonçalves. A parlamentar e o gerente da EJA, Diego Oliveira, entregaram certificados aos alunos participantes, aos professores de referência e às direções das escolas. A cerimônia também contou com apresentações culturais de alunos das escolas municipais Caio Líbano Soares e Amílcar Martins. 
 
Democracia e aprendizado 
 
Na solenidade, Loíde Gonçalves enfatizou a importância da participação popular. “Vamos quebrar e transcender barreiras. Quero que vocês saiam daqui sabendo que esta Casa está aberta para todos vocês, cada um tem que ser a voz de Belo Horizonte”, defendeu a parlamentar. O gerente da EJA afirmou que o projeto é gratificante para os professores  e parabenizou a participação dos alunos. “Que o projeto seja uma sementinha plantada para discutir os problemas da comunidade, da escola e da sala de aula, entendendo que é possível uma solução pacífica dos problemas identificados”, comentou, estimulando que os estudantes sejam cada vez mais ativos politicamente
 
Emanuela Pilé de Barros Torres, gerente da Escola do Legislativo, enfatizou a proximidade que a Câmara busca estabelecer com os cidadãos e disse que a participação dos estudantes torna possível acreditar na força transformadora da educação. “Vocês estão em um processo de aprendizagem que espero que não termine nunca, porque somos eternos aprendizes”, disse aos estudantes. Milton Alves Ferreira, chefe da seção de Formação de Cidadania, agradeceu pelo engajamento das escolas, bem como pelo envolvimento dos professores e alunos, dando ênfase ao aprendizado sobre cidadania: “Sem a política e sem a democracia não é possível construir uma cidade que atenda a necessidade da maioria da população”, defendeu o educador.  
 
Sobre o projeto

O projeto Câmara EJA 2023 tratou do funcionamento do ordenamento político brasileiro, com destaque para o papel dos vereadores e do parlamento. Também foi abordado o processo de formação das políticas públicas municipais, com destaque para o papel fiscalizador da Câmara e para as oportunidades de intervenção cidadã em sua concepção e execução. 
 
Instituído em 2019, o projeto inclui encontros realizados nas escolas participantes e na Câmara Municipal de Belo Horizonte. O percurso formativo explora metodologias ativas de educação e abre portas para que os alunos apresentem sugestões de proposições que, após apresentadas à Câmara, podem dar origem a indicações, projetos de lei e outras iniciativas.  

Superintendência de Comunicação Institucional