AUDIÊNCIA PÚBLICA

Crianças serão ouvidas sobre suas propostas para uma Belo Horizonte melhor

Agendado para esta terça (24), evento vai tratar da perspectiva infantil sobre temas como educação, cultura e saúde

segunda-feira, 23 Outubro, 2023 - 07:30

Foto: Ernandes Ferreira / CMBH

A Comissão de Direitos Humanos, Habitação, Igualdade Racial e Defesa do Consumidor vai receber crianças de Belo Horizonte para discutir seus direitos, percepções e propostas para a cidade. Requerida pelo vereador Wagner Ferreira (PDT), a audiência pública ocorre nesta terça-feira (24/10), a partir das 9h30, no Plenário Camil Caram. O objetivo é que o encontro abra portas para a escuta da perspectiva do público infantil a respeito da vida na capital, em uma lógica que busca oportunizar a reflexão sobre temas como educação, cultura, alimentação, saúde e sustentabilidade. A expectativa é que as discussões subsidiem a elaboração de políticas para as infâncias belo-horizontinas, dando voz a seus destinatários mais diretos.O evento pode ser acompanhado ao vivo, pelo canal da Câmara no Youtube. Manifestações e questionamentos sobre o tema podem ser enviados por meio deste link

“Políticas públicas para a infância devem ser construídas em parceria com os seus beneficiários. Uma cidade que respeita a infância é, seguramente, uma cidade melhor também para os adultos”, afirma o vereador Wagner Ferreira, requerente da reunião.

Na audiência, as crianças serão convidados a falar sobre o que elas gostam na cidade e sobre o que ainda precisa melhorar em Belo Horizonte, apresentando sugestões aos adultos que atuam como gestores públicos e parlamentares.

Plano Municipal da Primeira Infância 

O debate proposto acontece num momento em que o Poder Legislativo discute o PL 603/2023, assinado por Wagner Ferreira, que pretende instituir o Plano Municipal da Primeira Infância de Belo Horizonte. O texto, que já encerrou sua tramitação nas comissões parlamentares em 1º turno, está concluso para votação em Plenário. Entre os princípios que orientam o plano estão o fortalecimento do vínculo e do senso de pertencimento familiar e comunitário; o desenvolvimento integral da criança, com foco nas interações e no brincar e a articulação entre administração pública, família, comunidade e sociedade civil para efetivação da prioridade das crianças nas políticas públicas.

A expectativa é que compareçam à audiência crianças representantes de diversos espaços de BH, como comunidades e movimentos ligados à cultura, aos esportes, à educação, à negritude e a garantia dos direitos das pessoas com deficiência. Integram ainda a lista de convidados representantes do Poder Executivo, do Movimento BH pela Primeira Infância, do Movimento Mineiro em Defesa da Escola Bilíngue de Surdos e da Rede Estadual pela Primeira Infância, entre outros.   

Superintendência de Comunicação Institucional