AUDIÊNCA PÚBLICA

Ciclovia da Augusto de Lima será tema de debate nesta segunda-feira

Moradores e comerciantes da região criticam via para ciclistas, pois querem estacionamento para veículos automotores no local

sexta-feira, 6 Outubro, 2023 - 18:30

Foto: Cláudio Rabelo/CMBH

A construção de uma ciclovia na Avenida Augusto de Lima, no Barro Preto (Região Centro-Sul) será tema de audiência pública na Comissão de Meio Ambiente, Defesa dos Animais e Política Urbana nesta segunda-feira (9/10), às 13h30, no Plenário Camil Caram. De acordo com o proponente do evento, César Gordin (Sdd), o debate se faz necessário uma vez que comerciantes e moradores locais apontam prejuízos causados pela impossibilidade de estacionar na via, posto que a implantação da referida ciclovia afunilou a pista. Ainda, segundo o parlamentar, a população alega que a ciclovia não terá utilidade, pois não existe fluxo de ciclistas na avenida. A audiência pode ser acompanhada ao vivo aqui no Portal CMBH ou pelo canal da Câmara no YouTube; sugestões e perguntas podem ser enviadas por este fornulário até o encerramento da reunião.

As obras da ciclovia da Av. Augusto de Lima tiveram início no dia 12 de abril, com o objetivo de disponibilizar uma pista para bicicletas conectada às rotas cicloviárias da Avenida Olegário Maciel e Leste/Oeste (Avenida do Contorno). 

A implantação de ciclovia na Augusto de Lima faz parte de uma série de ações na área de mobilidade, anunciada pela Prefeitura durante o lançamento do Programa de Requalificação do Centro da capital, o Centro de Todo Mundo, no início de março. O programa contempla ações na área de mobilidade urbana, como a implantação e manutenção de ciclovias na área central e seu entorno. Ao todo, está prevista a implantação de 15 novas estações para 100 bicicletas compartilhadas (convencionais e elétricas), cerca de oito quilômetros de ciclovias, além da manutenção das rotas atuais.

Convidados

Além de comerciantes e moradores do Barro Preto, estão convidados para participar da audiência representantes da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura; da Urbel; da Secretaria Municipal de Assuntos Institucionais; da Superintendência de Mobilidade – SUMOB; e da BHTrans. Dianta da impossibilidade de acompanhar o encontro presencialmente, em razão das medidas de segurança ainda em vigor na Casa, cidadãos interessados poderão acompanhar o debate remotamente em tempo real no Portal CMBH ou pelo canal da Câmara no YouTube. Sugestões e perguntas enviadas por fornulário eletônico serão recebidas e respondidas até o encerramento da reunião.

Superintendência de Comunicação Institucional