MEIO AMBIENTE

Comissão apura ações da PBH para prevenir quedas de árvores na cidade

Proximidade do período de chuvas motivou pedido de informações. Limpeza urbana e gestão de resíduos serão debatidos em outubro

segunda-feira, 18 Setembro, 2023 - 17:00

Foto: Barbara Crepaldi / CMBH

Todos os anos, no período de chuvas frequentes e intensas, a queda de árvores sobre a rede elétrica, imóveis, veículos e pedestres gera problemas no trânsito, prejuízos materiais e vítimas, até mesmo fatais, nas vias da capital. Diante da iminência da chegada das chuvas, a Comissão de Meio Ambiente, Defesa dos Animais e Política Urbana aprovou nesta segunda-feira (18/9) o envio de pedido de informações à Prefeitura sobre o plano de manutenção preventiva, o sistema de monitoramento e as medidas de redução de riscos adotadas e previstas. Foram aprovados ainda a realização de debate público sobre o recolhimento e gestão de resíduos sólidos; visita técnica ao Bosque Colibri, no Bairro Santa Lúcia, para averiguar denúncias de maus tratos a animais e insegurança no local; e o questionamento dos órgãos pertinentes sobre os procedimentos utilizados na castração de cães e gatos, entre outras proposições. Confira as informações completas da reunião.

De autoria de Marcela Trópia (Novo), pedido de informações direcionado ao prefeito Fuad Noman (PSD) e ao secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Leandro César Pereira, apresenta questionamentos sobre a manutenção do parque arbóreo da cidade. O requerimento ressalta que, com a aproximação da temporada de chuvas, é necessária a “compreensão clara e abrangente” das medidas e planos implementados pela Prefeitura para garantir a preservação da paisagem urbana e especialmente a segurança dos cidadãos em relação ao risco de queda de árvores, que pode resultar em danos materiais, ferimentos e até mesmo perdas de vidas humanas. Entre outras questões, a proposição quer conhecer os planos e as ações do Município para manutenção preventiva, regulamentação de podas, monitoramento em tempo real e redução do risco de quedas de espécimes situadas em áreas públicas e privadas, com os respectivos orçamentos.

Gestão de resíduos

A mesma vereadora requereu a realização de audiência pública no dia 23 de outubro para discutir a gestão do lixo na cidade. A proposição aponta a crescente preocupação dos moradores da cidade com a falta de eficiência na limpeza urbana e no recolhimento dos resíduos, que geram acúmulo de lixo em vias públicas, trazendo riscos à saúde da população e impactos negativos à estética urbana e ao meio ambiente, bem como a ausência de medidas efetivas para promover a coleta seletiva, que demonstra uma lacuna na conscientização e na promoção de práticas sustentáveis e preservação dos recursos naturais. As dificuldades e desafios enfrentados pelo poder público, as reclamações da população e as possíveis estratégias a serem adotadas serão abordadas por gestores e entidades ligadas ao setor, especialistas e associações comunitárias.

Bem estar animal

Parlamentares com atuação marcadamente voltada à causa animal apresentaram requerimentos visando a apuração de situações que ameaçam os direitos e o bem estar dos animais da cidade. Visita técnica à área do Vertedouro da Barragem Santa Lúcia, conhecida como Bosque Colibri, solicitada por Wanderley Porto (Patri), vai averiguar a “situação preocupante” da área verde no tocante à segurança e à preservação ambiental, que afetam diretamente o parque e, consequentemente, a comunidade. As reclamações incluem, principalmente, a ocorrência de maus-tratos a animais e vandalismo no local. A Guarda Municipal e a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica serão convidados para acompanhar a vistoria, agendada para o dia 2 de outubro, a partir das 11h. O ponto de encontro dos participantes será na Rua Eng. Zoroastro Torres, em frente ao n° 189.

Pedido de informações assinado por Janaina Cardoso (União) vai apurar a suposta utilização de abraçadeiras de nylon na castração em animais domésticos, trazendo risco à saúde e à vida dos animais. Diante das denúncias recebidas, a vereadora questiona a Prefeitura, a Secretaria Municipal de Saúde e o Centro de Controle de Zoonoses sobre os métodos adotados nos centros de castração regionais, nos “castramóveis” e no Hospital Veterinário Público do Município; se os procedimentos incluem o uso de abraçadeiras de nylon; se seguem as resoluções expedidas pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária; e se existem estatísticas de ocorrência de óbitos durante a castração.

Outros assuntos

Foram aprovados outros nove requerimentos solicitando visitas técnicas e pedidos de informações para apurar demandas de revitalização de uma praça no Bairro Estrela Dalva (Regional Oeste), escoamento de águas pluviais no Olhos D’água (Oeste) e Mantiqueira (Regional Venda Nova), tratamento e canalização do Córrego Marimbondo, no Santa Mônica (Venda Nova), situação fundiária e destinação de imóveis situados nos Bairros Dom Bosco (Noroeste) e Braúnas (Pampulha), entre outros. Confira aqui a autoria e o conteúdo das proposições.

Superintendência de Comunicação Institucional