AUDIÊNCIA PÚBLICA

Comissão vai discutir construção de mais uma área de escape no Anel Rodoviário

Conquistada pelo esforço dos parlamentares junto ao Dnit e à PBH, estrutura implantada em 2022 já evitou diversos acidentes

terça-feira, 22 Agosto, 2023 - 16:15

Foto: Karoline Barreto/CMBH

A construção de uma segunda área de escape no Anel Rodoviário Celso Melo Azevedo, reivindicada por vereadores, motoristas e moradores do entorno da via, será discutida nesta quarta-feira (23/8) em audiência pública da Comissão de Administração Pública da Câmara de BH. Encorajado pelo sucesso do primeiro equipamento, que já evitou diversos acidentes desde sua implantação em 2022, o principal responsável pela conquista, Irlan Melo (Patri), requereu uma nova reunião entre as partes envolvidas para avaliar a viabilidade da construção imediata de mais uma área de escape na via. Marcado para as 13h30, no Plenário Helvécio Arantes, o encontro pode ser acompanhado ao vivo no canal da Câmara no YouTube. Participantes podem se manifestar ou enviar suas dúvidas por meio deste formulário, já disponível no Portal CMBH, até o encerramento da audiência.

A realização da audiência, segundo Irlan Melo, se justifica tanto pelo significativo resultado da primeira área de escape construída - evitando diversos acidentes e salvando vidas - quanto pela necessidade de mitigar ainda mais o risco dos danos causados por veículos que perdem os freios no Anel Rodoviário, principalmente na descida entre o Bairro Olhos D’Água e o trevo do Bairro Betânia, onde há afunilamento das pistas e grande circulação de veículos. Destarte, uma segunda área de escape teria a finalidade de diminuir quase por completo o número de acidentes e atropelamentos no trecho, muitos deles com vítimas fatais. Os riscos são aumentados por um alto número de ocupações desordenadas e irregulares próximas à pista, onde residem quase 5 mil famílias.

Com 27 km de extensão, iniciando na união das rodovias BR-262 e BR-381, na altura dos Bairros Goiânia e Nazaré (Região Nordeste) e terminando no encontro da BR-040 com a BR-356, no Bairro Olhos D’Água (Região Oeste), o Anel Rodoviário foi construído nos anos 1950 para desafogar o crescente tráfego de carga que passava pelo Centro de Belo Horizonte e interligar alguns dos principais corredores de trânsito da cidade, facilitando o deslocamento direto entre as regionais.

Luta histórica

Desde 2017, quando se tornou vereador, Irlan Melo vem se dedicando à causa da segurança de motoristas, pedestres e moradores das margens do Anel Rodoviário, testemunhas ou vítimas dos frequentes acidentes na via, que causam prejuízos materiais, feridos e mortes. Por iniciativa dele, foi intituída naquele ano a Comissão Especial de Estudos do Anel Rodoviário; em 2018, foi instituído um Grupo de Trabalho sobre o tema. Em 2019, foram definidos três locais para implantação das áreas de escape, nos Bairros Olhos D’Água, Buritis e Betânia, que não foram aprovadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) na ocasião. Irlan e alguns colegas reuniram-se com o ministro da Infraestrutura, em Brasília, para tratar da questão; o convênio entre o Dnit e a PBH, resultante dos esforços dos vereadores, possibilitou a construção da primeira estrutura, no Betânia, iniciada em 2021 e concluída em 2022.

Ao longo do segundo mandato, o vereador continuou empenhado na questão, promovendo e participando de debates (agosto e dezembro de 2021 e maio de 2022), realizando vistorias e encaminhando pedidos de informação. Em agosto de 2022, comemorou no Plenário a entrada da primeira área de escape em operação; um mês depois, celebrou os acidentes que deixaram de ocorrer graças ao equipamento, lamentou o grande número de mortes que poderiam ter sido evitadas se ele tivesse sido implantado antes e reafirmou que a construção de mais estruturas em outros pontos da via só depende de vontade política. Na primeira reunião plenária deste mês, voltou a chamar atenção para o sucesso da medida e reforçou a necessidade de implantação de mais áreas de escape ao longo do Anel.

Convidados

Para participar dessa nova audiência pública sobre o tema, foram convidados o secretário municipal de Governo, Castellar Júnior; a presidente da Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte, Júlia Gallo; o os titulares da Superintendência de Mobilidade (Sumob), André Dantas, e da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), Henrique Castilho; o coordenador de Exploração da Infraestrutura Rodoviária em Minas Gerais (Coinf-MG), Marcelo Alcides dos Santos, representando a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT); os superintendentes Regionais do Dnit e da Polícia Rodoviária Federal em Minas Gerais, Antônio Gabriel dos Santos e Fábio Henrique Silva Jardim; o comandante da Polícia Militar Rodoviária, Fábio Oliveira de Almeida; e o superintendente da Concessionária BR-040 S/A - Via040, Luciano Moreira Santos.