DIRETORES DA CMBH

Processo Legislativo da Câmara tem novo diretor

Servidor efetivo há 11 anos, Lucas Leal assume a equipe a convite do presidente. Anúncio foi feito na última sexta-feira

segunda-feira, 20 Março, 2023 - 13:45
Imagem do presidente Gabriel e do novo diretor, Lucas Leal, sentados à mesa acompanhados de diretor geral,  Rafael Dayrell; do assistente da Dirleg, Maurício Leite; do diretor de RH e Gestão de Pessoas, Marco Aurélio Gomes; da presidente da Comissão Permanente de Licitação, Priscila Cardim; da superintendente de Comunicação Institucional, Raquel Vasconcelos; do procurador Geral da CMBH, Marcos Amaral ; e da diretora de Administração e Finanças,  Sirlene Arêdes.

Foto: Karoline Barreto /CMBH

Lucas Leal Esteves é o novo diretor do Processo Legislativo (Dirleg). O anúncio foi feito pelo presidente da Câmara Municipal, Gabriel (sem partido), na última sexta-feira (17/3), durante reunião com os demais diretores da Casa. A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) do dia 18 de março. Ele substitui Frederico Stéfano Arrieiro, procurador efetivo que esteve à frente da Dirleg por mais de 10 anos e pediu para deixar o cargo.

Técnico legislativo há 11 anos e até então à frente da Seção de Apoio ao Plenário (Secple), Lucas é advogado e pós-graduado em Administração Pública e Gestão Urbana.  Ele agradeceu a confiança e elogiou o trabalho da equipe. “É uma equipe muito qualificada e uma das principais habilidades para ser liderança é se cercar de pessoas competentes que, de preferência, saibam mais que você”, afirmou. Ao reconhecer as dificuldades de substituir um profissional com as qualidades de Frederico Arriero - a quem chamou de amigo - Lucas reiterou sua admiração e carinho pelo colega, se comprometendo a fazer o máximo para corresponder à expectativa da presidência e da equipe.

A redução dos projetos de lei, uma das mudanças implementadas pelo presidente, vai impactar no desempenho das atividades da Diretoria do Processo Legislativo, uma vez que cabe a ela planejar, dirigir, coordenar, controlar e avaliar o desenvolvimento de atividades de apoio aos trabalhos parlamentares relacionados com o processo legislativo e com o controle normativo. Também faz parte de suas funções colaborar com os vereadores em seus trabalhos nas comissões e no Plenário; além de assessorar a Mesa Diretora em assuntos de natureza regimental e de técnica legislativa.
A Dirleg ainda é responsável por coordenar os trabalhos de consultoria técnico-legislativa;  colaborar com a Diretoria-Geral na definição de estratégias de ação; e administrar contratações referentes à área de atuação.

Participaram da reunião o diretor-geral, Rafael Dayrell; o assistente da Dirleg, Maurício Leite; o diretor de Gestão de Pessoas, Marco Aurélio Gomes; a presidente da Comissão Permanente de Licitação(CPL), Priscila Cardim; a superintendente de Comunicação Institucional, Raquel Vasconcelos; o procurador-geral da CMBH, Marcos Amaral; e a diretora de Administração e Finanças, Sirlene Arêdes.

Tópicos: