ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Wilsinho da Tabu e Rubão estarão à frente dos trabalhos em 2023

O colegiado acordou que a presidência e vice-presidência serão ocupados por Iza Lourença e Wagner Ferreira, a partir de 2024

sexta-feira, 3 Fevereiro, 2023 - 11:30
Imagem dos vereadores em reunião, sentados em torno de uma mesa em U

Foto: Bernardo Dias/CMBH

A Comissão de Administração Pública escolheu, nesta sexta-feira (3/2), o presidente e o vice-presidente que estarão à frente do colegiado no biênio 2023/2024. Para otimizar os trabalhos, ficou definida uma alternância na titularidade dos cargos que serão ocupados por Wilsinho da Tabu (PP) e Rubão (PP), no primeiro ano, e Iza Lourença (Psol) e Wagner Ferreira (PDT), no segundo.  Os parlamentares também estabeleceram que as reuniões ordinárias semanais serão realizadas às quartas-feiras, às 13h30, no Plenário Camil Caram. 

Convocada por Wilsinho da Tabu, presidente interino por ser o parlamentar mais velho, a 1ª reunião ordinária do ano da Comissão de Administração Pública, também contou com a participação  do titular Cláudio do Mundo Novo (PSD). Em acordo, os parlamentares dividiram o comando da comissão em dois períodos, ficando  Wilsinho da Tabu e Rubão com a presidência e a vice-presidência no primeiro ano, substituídos por Iza Lourenço e Wagner Ferreira, no segundo, respectivamente. Tanto Wilsinho quanto Iza são veteranos na Comissão de Administração Pública. 

Empossado no último dia 1º de fevereiro, Wagner Ferreira manifestou sua satisfação em participar do colegiado e o desejo de contribuir com os trabalhos. Ele defendeu a democracia e ressaltou a importância de respeitar as leis e as instituições para garantir o estado democrártico de direito. Wilsinho da Tabu e Claudio do Mundo Novo afirmaram que estão felizes em receber os novatos e que acreditam que todos vieram para somar.

Entre os temas tratados pela Comissão de Administração Pública destacam-se a organização e o funcionamento dos órgãos públicos; os direitos e os deveres dos servidores públicos; e a estrutura dos serviços públicos disponíveis para a população. Também cabe à comissão tratar dos instrumentos de participação do cidadão na administração pública; do planejamento da relação de Belo Horizonte com as outras cidades da região metropolitana, além de cuidar do patrimônio público. 

Superintendência de Comunicação Institucional 

1ª Reunião Extraordinária - Comissão de Administração Pública