ARTE E CULTURA

Yara Tupynambá acompanha retorno de painel histórico ao Plenário da Câmara

Presidente Gabriel anunciou que pretende fazer da CMBH uma grande galeria para expor obras de arte e documentos sobre a trajetória da cidade

quinta-feira, 5 Janeiro, 2023 - 13:15
Imagem de Gabriel recebendo de Yara Tupynambá um livro com suas obras de arte

Foto: Bernardo Dias/CMBH

A convite do presidente Gabriel (sem partido), a artista plástica mineira Yara Tupynambá visitou a Câmara Municipal nesta quinta-feira (5/1), junto com a secretária municipal de Cultura, Eliane Parreiras, para acompanhar o retorno do grandioso painel sobre a história de Belo Horizonte, pintado em 2010, ao seu lugar original de destaque, o Plenário Amynthas de Barros. Desde a reforma do espaço, em 2017, o mural “Belo Horizonte: do século XVIII ao século XXI” foi transferido para o hall de entrada do Legislativo. A artista também conheceu outros espaços da Casa que poderão abrigar obras de arte, conforme anunciado por Gabriel, que pretende transformar a Câmara em um grande museu, que exibirá também documentos sobre a trajetória da cidade até então fora do acesso público. 

“É uma honra ver essa recolocação do mural no lugar devido. Os vereadores precisam conhecer essa história”, afirmou Yara. A renomada artista mineira explicou em detalhes as referências usadas para pintar as sete cenas expostas no mural de 24m². O painel retrata o primeiro bandeirante que não veio atrás de ouro, João Ortiz, mas para plantar roças e criar gado; a construção das primeiras propriedades rurais, da Igreja da Boa Viagem e da Rua Sabará, e a comissão construtora da “primeira cidade planejada". Já o segundo painel registra os operários e os imigrantes; o anjo da justiça conduzindo as reivindicações do movimento feminista e dos jovens, o ideal de democracia; e, por fim, a criação da Câmara dos Vereadores e a idealização de uma cidade onde crianças possam brincar em paz. Ela contou que a obra, solicitada pela então presidente da Casa Luzia Ferreira, ficou pronta em cinco meses. 

Durante o tour, Yara elogiou a escultura de Wilde Lacerda, exposta no hall de entrada, e chamou a atenção para a falta de identificação da obra. Além de propor a realização de exposições de obras de artistas mineiros como Guignard, Otto Lorenzato, entre outros, a artista ainda sugeriu a produção de peças gráficas com memória descritiva para que as pessoas saibam do que se trata. Yara salientou a importância para o artista de ter suas obras expostas e lembrou que dedicou sua vida a pintar “coisas especialmente voltadas para Minas Gerais”.

Gabriel anunciou que, além de retornar com o mural para o Plenário, pretende transformar a Câmara em um grande museu, expondo não apenas obras de arte nos mais variados espaços, como também parte da memória da construção da cidade. “A ideia é oferecer ao público acesso a importantes documentos e mapas que contam a história da cidade”, afirmou. Para isso, contará com a parceria da Secretaria Municipal de Cultura, que deverá fornecer o material que se encontra guardado em museus públicos.

O presidente anunciou que pretende criar cartões postais do painel  “Belo Horizonte: do século XVIII ao século XXI” em dimensões proporcionais para distribuir aos visitantes.

Superintendência de Comunicação Institucional 

Encontro com Yara Tupynambá para exposição de suas obras na Câmara Municipal de Belo Horizonte