INFORMAÇÃO E ÉTICA

Braulio Lara e Marcos Crispim são nomeados ouvidor e corregedor

Designação foi feita pelo presidente Gabriel e vale para o biênio 2023-2024. Aumentar participação popular e transparência é missão

segunda-feira, 2 Janeiro, 2023 - 16:45

Foto: Divulgação / CMBH

Braulio Lara (Novo) e Marcos Crispim (PP) vão responder, respectivamente, pela Ouvidoria e pela Corregedoria da Câmara Municipal de Belo Horizonte durante o biênio 2023/2024, conforme designações assinadas pelo presidente Gabriel (sem partido), nesta segunda-feira (2/1). Cabe ao ouvidor cuidar do registro e do tratamento adequado às sugestões, críticas, reclamações, denúncias, elogios e pedidos de informação sobre as atividades da Casa apresentados por público externo. Já o corregedor deve auxiliar a presidência na manutenção do decoro, da ordem e da disciplina e apurar qualquer fato relativo ao exercício do mandato, em defesa da dignidade parlamentar e institucional.

Para Gabriel, o perfil do novo ouvidor casa bem com as propostas de trazer para a CMBH as demandas da população. "Não tinha nome melhor do que o Braulio Lara para ocupar esse cargo. Ele tem grande experiência em dialogar com associações, instituições e agrupamentos urbanos e eu quero que ele seja um grande escutador de BH”, afirmou. Gabriel enfatizou que conta com o ouvidor para aprofundar o projeto Câmara Itinerante e possibilitar que “o nosso parlamento se faça presente nas nove regiões e nos 487 bairros”.

Ao agradecer a confiança, Braulio destacou a relevância da função e assegurou que, junto com a equipe, vai trabalhar em busca de processos de melhoria para todos os vereadores.  “A proposta é levar a Câmara a todos os lugares de BH e possibilitar que o cidadão tenha voz” afirmou.

O acesso do cidadão à Ouvidoria da CMBH pode ser por meio de formulário eletrônico, presencialmente (das 8h às 19h) ou pelos telefones 3555-1112 e 3555-1472. O solicitante deverá se identificar, informando CPF ou identidade, e especificar a demanda, indicando e-mail ou endereço físico para recebimento de comunicações ou da informação requerida. A Ouvidoria tem até 20 dias corridos para responder as solicitações.

Decoro e disciplina

A ética e a lealdade do novo corregedor foram enfatizadas pelo presidente: “a CMBH já virou a página da corrupção, da bandidagem, do crime, isso está no passado”. A designação de Marcos Crispim, segundo Gabriel, vai garantir que a história não se repita. “Estou designando um parlamentar acima de qualquer suspeita, cravado na ética, no trabalho, na lealdade e, sobretudo, na vontade de fazer deste parlamento um lugar completamente transparente. Eu delego a ele a missão de garantir que a CMBH permaneça dando orgulho para a cidade”, enfatizou.

Por sua vez, Marcos Crispim afirmou que espera tranquilidade, pois “se tivermos muito trabalho é sinal de que alguma coisa não anda bem”. Crispim concordou com o presidente que a Casa passou por muitas mudanças e que elas refletem o desejo por mais transparência. “Eu acredito que o mandato do Gabriel à frente da instituição vai privilegiar a lisura dos processos e que uma câmara mais transparente representa bem a cara de BH”, salientou.

Nomeação do Ouvidor para o Biênio 2023-2024

Nomeação do Corregedor para Biênio 2023-2024