OPINIÃO PÚBLICA

Pesquisa aponta avaliação positiva da CMBH e dos vereadores pela população

Foram entrevistadas 1.200 pessoas em Belo Horizonte entre os dias 17 e 23 de novembro, nas nove regionais de BH

terça-feira, 13 Dezembro, 2022 - 20:45

Foto: Cláudio Rabelo/CMBH

Pesquisa de opinião pública contratada pela Câmara Municipal de Belo Horizonte demonstrou que 49% dos moradores da capital avaliam positivamente os trabalhos realizados pelo Legislativo Municipal frente a 29,5% dos entrevistados que apresentam percepção negativa das atividades desenvolvidas pela CMBH. Vinte e um vírgula seis por cento dos entrevistados não souberam opinar ou não responderam. Os resultados da pesquisa também apontam que a população tem uma percepção majoritariamente positiva do trabalho desenvolvido pelos vereadores. Foram entrevistadas 1.200 pessoas (com variados perfis de renda, escolaridade, idade e sexo) em Belo Horizonte, entre os dias 17 e 23 de novembro, nas nove regionais da cidade, totalizando 80 bairros. O levantamento foi realizado pelo Instituto Resultado - Pesquisa e Assessoria Ltda, sob demanda da CMBH.

Por meio do survey, é possível atestar que 44,1%, ou seja, a maioria relativa dos cidadãos belo-horizontinos, avaliam positivamente os trabalhos realizados pelos atuais vereadores da capital. Já 38,6% dos entrevistados têm uma percepção negativa do trabalho dos parlamentares municipais. Além disso, 16,9% não souberam opinar e 0,5% não respondeu.

Quando perguntados se já participaram de alguma reunião presencial realizada pela Câmara Municipal de Belo Horizonte, 9,7% dos entrevistados responderam positivamente; já 89,8% afirmaram não ter participado.

Tais dados demonstram que o índice de pessoas que avalia positivamente o trabalho dos vereadores e da Câmara supera o número daqueles que apresentam uma percepção negativa do Poder Legislativo e de seus integrantes, ainda que a maior parte da população não tenha participado diretamente de atividades no parlamento municipal.

Funções dos vereadores

Quando perguntados se sabem qual a função dos vereadores, 43,5% responderam positivamente, enquanto que 56,1% disseram desconhecer a função dos legisladores municipais.

Àqueles que responderam positivamente a questão anterior, foi solicitado que dissessem espontaneamente qual a função dos parlamentares municipais. A maioria relativa (38,3%) afirmou que os vereadores são incumbidos da produção legislativa, o que inclui "criar e rejeitar projetos e leis". Em segundo lugar, entre as respostas mais frequentes, ficou "acompanhar, trabalhar, ajudar e ver as necessidades da comunidade, do bairro e do município", função citada por 26,1% dos respondentes. A função fiscalizadora do Poder Legislativo ficou em terceiro lugar, tendo sido citada por 16,1% dos respondentes.

Já em questão estimulada, 38,8% dos respondentes, a maioria relativa, afirmou que a principal função dos vereadores de Belo Horizonte é fazer audiência com a população. A segunda resposta mais frequente foi “fiscalizar o Executivo”, alternativa de 26,2% das pessoas. Já para 17,2%, a principal função é legislar.

Cinquenta e sete vírgula sete por cento dos entrevistados concordam com a afirmação de que a Câmara Municipal é a Casa do Povo ou o Poder do Povo; já 37,2% discordam. Do total de respondentes, 5,2% não souberam ou não responderam a pergunta.

Metodologia

A pesquisa foi realizada entre os dias 17 a 23 de novembro por meio de 1.200 entrevistas em domicílios sorteados aleatoriamente com distribuição por áreas pesquisadas dentro do universo de Belo Horizonte. A amostragem foi definida levando-se em conta o número de eleitores e sua estratificação foi feita por sexo, faixa etária, grau de instrução e renda. A pesquisa abrangeu as diversas regiões do Município, com controle das variáveis de sexo e faixa etária. Os dados foram ponderados de acordo com a escolaridade e a renda dos eleitores. O instrumento base para a estratificação foram dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG).

A margem de erro é estimada em 2,83 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um intervalo de confiança de 95%.