VISITA E AUDIÊNCIA

Condições de acessibilidade em centros de reabilitação e de assistência em xeque

Na quarta (4/5), vereadores vão vistoriar o Cras Vila Antena (Crasvan) e realizar audiência sobre o Centro de Reabilitação Leste (Creab-L)

segunda-feira, 2 Maio, 2022 - 11:15

Foto: Arquivo PBH

Duas atividades trazem à pauta da Câmara Municipal, na próxima quarta-feira (4/5), o tema da acessibilidade em equipamentos públicos. Logo pela manhã, às 10h, a Comissão de Administração Púbica fará uma visita técnica ao Centro de Referência de Assistência Social Vila Antena (Crasvan), que fica na Rua Central, n° 78, Vila Antena, com a finalidade de fiscalizar a estrutura do espaço. À tarde, às 13h, no Plenário Helvécio Arantes, a Comissão de Saúde e Saneamento promove audiência pública com o intuito de debater a acessibilidade no Centro de Reabilitação Leste (Creab-L). O debate surgiu por meio de denúncias de usuários que reclamam do acesso, “penoso para pessoas com maior dificuldade de locomoção”. A população pode participar da audiência, que será transmitida pelo Portal CMBH, enviando perguntas, comentários e sugestões por meio de formulário eletrônico.

Cras Vila Antena

Com o objetivo de fiscalizar a estrutura do espaço no que diz respeito ao cumprimento do direito à acessibilidade das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, a Comissão de Administração Pública vai ao Crasvan, a pedido do vereador Irlan Melo (Patri). Os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) são unidades da política de assistência social, de base local, integrantes do Sistema Único de Assistência Social (Suas). Estão localizados em áreas com altos índices de vulnerabilidades e risco social; são 34 unidades em BH, cada uma delas atendendo de mil a cinco mil famílias por ano. O Cras Vila Antena fica Rua Central, 78, Vila Antena, no Morro das Pedras, Região Oeste da capital.

Foram convidados para acompanhar a visita Maíra Colares, secretária municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania; Cleile Marie Camilo, representante do Centro de Referência de Assistência Social Vila Antena; Luciane Carvalhais, coordenadora de Atendimento Regional Oeste; e João Kerson, presidente da Associação União das Pessoas com Deficiência (AUPD).

Creab Leste

Reclamações dos usuários em relação à localização e acesso ao Creab-L, oferta de serviços e estrutura do ambiente de trabalho para os servidores serão discutidas em audiência pública da Comissão de Saúde e Saneamento, a pedido de Wilsinho da Tabu (PP). Segundo nota técnica da equipe de Consultoria Legislativa, o Creab é um equipamento que faz parte da rede de reabilitação do Sistema Único de Saúde (SUS) do Município, e pode prestar atendimento em reabilitação auditiva, física, intelectual, visual, ostomia e em múltiplas deficiências. O público alvo do Creab são pessoas com deficiência temporária ou permanente, progressiva ou estável, com impacto nas áreas da função, participação e atividade, com perspectiva de habilitação e reabilitação de acordo com sua condição funcional.

O Creab Leste foi criado em 1995 como um serviço de reabilitação de referência para todo o município. Até então, era um serviço de fisioterapia do Posto de Atendimento Médico Sagrada Família. Em novembro de 2008, após a regionalização do serviço, passou a ser referência para o atendimento ambulatorial de reabilitação para os moradores das Regionais Leste, Nordeste e Venda Nova. Em agosto de 2019, o Creab-Leste foi habilitado pelo Ministério da Saúde para realizar atendimento em duas modalidades de reabilitação: física e intelectual. Atualmente ele está localizado na Rua Bicas, 58, no Bairro Sagrada Família, e atende às Regionais Nordeste e Leste. Para acessar esse serviço, o usuário precisa de encaminhamento médico.

Para debater a situação do Centro de Reabilitação foram convidados a secretária geral da Comissão Local de Saúde São Geraldo, Adriana Maia; a presidente do Conselho Municipal de Saúde de BH, Carla Anunciatta de Carvalho; a secretária municipal de Saúde; Cláudia Navarro; o diretor regional de Saúde Leste, Ewerton Lamounier; o promotor de Justiça de Defesa da Saúde de BH Nélio Costa Dutra; o presidente do Conselho Distrital de Saúde Leste, Manoel Marques de Azevedo; além de João Geraldo de Almeida, da Associação de Moradores do Bairro Pompéia; e Josianne de Oliveira Cotta, do Creab-L.