VISITAS TÉCNICAS

Comissão vai vistoriar seis equipamentos esportivos da capital

Campo Esportivo Real Jatobá IV e quadra esportiva da Vila Leonina estão entre os espaços que receberão visitas técnicas

sexta-feira, 27 Maio, 2022 - 19:15

Foto: Divulgação PBH/Campo de Futebol do Real, no Bairro Jatobá

Seis equipamentos públicos esportivos serão vistoriados pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário do dia 30 de maio ao dia 3 de junho. Durante as visitas técnicas, serão avaliadas possibilidades de obras em quadras, ginásio e Academia a Céu Aberto. No dia 1º de junho, o Campo Esportivo Real Jatobá IV, localizado na Rua Lacyr Maffia, será vistoriado. Já no dia 3 de junho serão verificadas as condições estruturais, bem como a viabilidade de revitalização da quadra esportiva da Vila Leonina. Além disso, serão averiguadas a viabilidade de revitalização de uma quadra de areia no Bairro São Jorge; a possibilidade de construção de uma quadra de areia no Bairro Santa Mônica; as condições de uma Academia a Céu Aberto localizada na Vila Antena; e a viabilidade de revitalização de um ginásio esportivo que atende à comunidade da Vila Monte São José, no Bairro Cidade Jardim.

Localizado na Rua Lacyr Maffia, no Bairro Jatobá, o Campo Esportivo Real Jatobá IV passou por obras de adequação e modernização que custaram aproximadamente R$ 387 mil. Iniciado em setembro de 2021 e inaugurado no começo deste ano, o trabalho foi supervisionado pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap). O local recebeu plantio de espécies arbóreas e de grama ao redor do campo, a construção de mureta com alambrado, passeio na lateral, sistema de drenagem mais eficiente e adequação a normas de segurança relacionadas à mobilidade e acessibilidade. No dia 1º de junho, às 10h30, o local receberá visita técnica requerida por Wesley (PP), presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico. Conforme o parlamentar, a finalidade da vistoria é “verificar as condições das obras públicas como, por exemplo, a revitalização de vestiário, e verificar a aplicação dos recursos da emenda parlamentar destinada pelo deputado federal Marcelo Aro”. Conforme o parlamentar, mesmo com intervenções recém-inauguradas no espaço, ainda há a necessidade de obras de revitalização no campo, as quais devem ser custeadas por recursos de emenda ao orçamento da União. Durante o evento, os representantes da Prefeitura deverão apresentar à comissão e à comunidade informações referentes a possíveis soluções, bem como a respeito dos respectivos prazos para implantação das novas intervenções. Essa não será a primeira vez que a comissão vai ao Campo Esportivo Real Jatobá IV. No dia 20 de setembro de 2019, também por solicitação do vereador Wesley, o espaço foi vistoriado. Na ocasião, o parlamentar e a Prefeitura também trataram de reformas pleiteadas pela comunidade.

Vila Leonina

No dia 3 de junho, às 11h30, uma quadra esportiva localizada na Vila Leonina, Regional Oeste, receberá a visita técnica da comissão com a finalidade de que sejam verificadas as condições estruturais, bem como a viabilidade de revitalização do espaço. A vistoria, que vai contar com a presença de representantes da PBH, foi solicitada pelo vereador Léo (União), a pedido da comunidade local.

Quadras, academia e ginásio

Outras três visitas técnicas requeridas pelo parlamentar vão ocorrer no dia 3. Às 9h30, serão verificadas a falta de bueiros e canaletas e a viabilidade de revitalização de quadra de areia na Rua Marcelo de Araújo Braga e no Beco da Pedreira, no Bairro São Jorge. Já às 10:30, ocorrerá visita técnica para verificar as condições estruturais e de iluminação da Academia a Céu Aberto localizada na Rua Central, esquina com Rua Principal, na Vila Antena. O Programa Academia a Céu Aberto possibilita a prática de exercícios físicos ao ar livre e maior socialização da comunidade. Atualmente, existem mais de 400 conjuntos de aparelhos para atividades físicas instalados em várias áreas públicas da cidade, os quais são utilizados por pessoas de diferentes faixas etárias. Em seguida, às 12h30, a comissão irá vistoriar um ginásio esportivo localizado na Rua Eucalipto, 30, na Vila Monte São José, Bairro Cidade Jardim.

A possibilidade de construção de uma quadra de areia, com cercamento e iluminação, em área da Prefeitura localizada na Rua Monte Alverne, esquina com Rua Raimundo Correa, no Bairro Santa Mônica, será verificada pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário no dia 30 de maio, às 14h. A vistoria do espaço também foi solicitada pelo vereador Léo e deverá contar com a participação de representantes da PBH.