VISITAS TÉCNICAS

Casas cedendo e cratera colocam em risco moradores no Barreiro

Comunidade dos Bairros Mangueiras e Diamante receberão a visita de parlamentares nesta semana

segunda-feira, 16 Maio, 2022 - 17:00
Casebre com tijolos aparentes e telhado de zinco no alto de um barranco com mato alto

Foto: Claudio Rabelo/CMBH

O volume excessivo de chuvas observado nos últimos anos tem aumentado a preocupação de quem mora em áreas de risco. Para moradores do Beco Beija-Flor, no Bairro Mangueiras, onde algumas casas estão cedendo, e da Rua Luiz Zito Ferreira, no Bairro Diamante, onde uma cratera está aberta no meio da via, o perigo é iminente. A pedido do vereador Professor Juliano Lopes (Agir), a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário vai averiguar o risco geológico nesses dois pontos localizados na Região do Barreiro. Nesta quarta-feira (18/5), às 10h, a comissão vai ao Beco Beija-Flor, e na sexta-feira (20/5), às 11h, à Rua Luiz Tito Ferreira.

No Bairro Mangueiras, o colegiado vai averiguar o risco geológico das moradias que têm acesso pelo Beco Beija-Flor. Segundo Juliano Lopes, algumas casas estão cedendo e colocando em risco a vida dos moradores. Esta não é a primeira vez que a comissão visita o local. A demanda foi apresentada pelos moradores em abril, quando os parlamentares fizeram uma visita, também requerida pelo parlamentar, para avaliar a viabilidade de construção de uma barreira de contenção pluvial no referido endereço. Na oportunidade, ficou acordado que seria necessário um retorno com a presença de representantes da Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel). O ponto de encontro para a vistoria desta quarta-feira será no Beco Beija-flor, 24.

Cratera coloca moradores em risco

Já na Rua Luiz Zito Ferreira, no Bairro Diamante, o problema é uma cratera que se abriu em frente ao número 441. De acordo com Professor Juliano, há relatos de que algumas casas estão cedendo por causa do buraco na via. A visita está marcada também para esta quarta-feira (18/5),  às 11h.

Para acompanhar as atividades da comissão nos dois pontos, foram convidados o diretor presidente da Urbel, Claudius Vinícius Leite; a coordenadora de Atendimento Regional Barreiro, Lidiane Monteiro; e a gerente Regional de manutenção do Barreiro, Bruna Ferrari, além do secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Leandro César Pereira.