VISITAS TÉCNICAS

Sinalização, fluxo e pavimentação em oito vias de BH serão conferidos

Comissão de Transporte e Sistema Viário vai às Regiões Leste, Oeste e Barreiro atendendo demandas populares

segunda-feira, 4 Abril, 2022 - 17:00

Foto: Rafa Aguiar / CMBH

O crescimento da cidade ou a implementação de equipamentos como centros de saúde ou escolas podem ocasionar aumento de trânsito em vários pontos da cidade, o que pode causar o pedido reavaliação da sinalização e de outros aspectos no local pela comunidade. Atendendo demandas populares, a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário realiza oito visitas técnicas nesta semana (5 a 8 de abril). Serão verificadas questões como possibilidade de instalação de redutor de velocidade, alteração do sentido de circulação, sinalização, pavimentação e obras de reparo de estruturas que ameaçam ceder. Nesta terça-feira (5/4), às 10h30, o destino é o Conjunto Túnel de lbirité, no Barreiro; na quarta (6/4), às 17h, o Bairro Betânia; dois pontos do Bairro Mangueiras serão verificados na quinta (7/4), a partir das 10h; e a agenda se encerra na sexta (8/4), quando dois endereços no Bairro Horto, a partir das 8h, e um no Santa Tereza, às 11h, recebem a comissão. BHTrans, Administrações Regionais, Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura e Copasa foram convidados para acompanhar as visitas.

Professor Juliano Lopes (Agir) é autor de quatro visitas técnicas da comissão entre os dias 5 e 7 de abril. Na terça-feira (5/7), às 10h30, está prevista visita à Rua Waldir César Branquinho, nº 96, Conjunto Túnel de lbirité, no Barreiro, para avaliar possíveis melhorias do trânsito no local, como a instalação de redutor de velocidade e tornar a via de mão única. O vereador explicou que a instalação do Centro de Saúde Lissandra Angélica David Justino na mesma rua a tornou bastante movimentada, e os moradores reivindicam tais intervenções.

Na quarta-feira (6/4), às 17h, foi agendada a visita à Rua Canoas, nº 313, esquina com a Rua José Lobato Ferrari, no Betânia, Região Oeste, para avaliar possíveis melhorias no endereço mencionado, como a instalação de redutor de velocidade próximo ao nº 313, e tornar a via de mão única. Lopes explicou que há complicações no trânsito no horário vespertino devido ao alto fluxo de veículos, razão pela qual os moradores reivindicam alterações na via.

Na quinta-feira (7/4) ocorrem duas outras visitas no Barreiro: a primeira acontece às 10h na Rua Germano Nascimento, esquina com Rua Vicente Dias Melo, no Bairro Mangueiras. O requerimento tem a finalidade de verificar a viabilidade de uma obra de reparação de um barranco que desabou em decorrência das chuvas em 2021, além de solicitar avaliação técnica da Copasa para verificar a necessidade de alguma obra na rede devido ao desabamento ter acontecido após o rompimento da rede pluvial. A segunda está agendada para as 10h30 no Beco Beija-flor, nº 24, também no Mangueiras, e tem o objetivo de verificar a viabilidade de construção de uma barreira de contenção pluvial no referido endereço. O vereador explicou que algumas casas ao redor do local estão cedendo, o que coloca os moradores em risco.

Sinalização e pavimentação

Verificar sinalização, fluxo, pintura, pavimentação e revitalização da pintura das faixas de segurança de diversas localidades do Bairro Horto, Região Leste, é o objetivo de três visitas técnicas agendadas para sexta-feira (8/4) e solicitadas por Wilsinho da Tabu (PP). A primeira acontece às 8h na Rua Paissandu, esquina com Rua Maria Martins Guimarães. Além dos objetivos mencionados, o vereador acrescentou a meta de verificar a retirada de uma anomalia na pavimentação que danifica os veículos. A segunda será iniciada às 9h na Rua São Marcos, esquina com Rua Gustavo da Silveira. A visita também a meta de avaliar a mudança de sentido da via citada. A terceira está prevista para as 10h na Rua Maria Martins Guimarães, esquina com Rua Gustavo da Silveira, com a mesma finalidade das visitas anteriores. No requerimento, o vereador explica que “os moradores apresentam extrema dificuldade para transitar nesta confluência”.

A última visita técnica da comissão prevista para esta semana, também de autoria de Wilsinho da Tabu, está agendada para as 11h, na Rua Amianto, 106, Bairro Santa Tereza, Região Leste. A visita tem o objetivo de verificar a implantação de sinalização de perímetro escolar, melhoria da sinalização vertical, fluxo de trânsito e revitalização da pintura das faixas de segurança no local mencionado. No texto do requerimento, o vereador acrescentou que a ausência de sinalização traz sensação de insegurança aos pais, alunos, funcionários da escola e moradores do entorno.