DRENAGEM URBANA

Obras contra inundações no São Gabriel e no Barreiro serão inspecionadas

Vistorias irão ocorrer em intervenções nos Córregos do Onça e Olaria. Locais sofrem constantes prejuízos nos períodos de chuvas

quarta-feira, 20 Abril, 2022 - 11:45

Foto: Karoline Barreto/CMBH

Parlamentares que integram a Comissão Especial de Estudo - Drenagem Urbana aprovaram na manhã desta quarta-feira (20/4) a realização de visitas às obras de prevenção de inundações em andamento na região do Ribeirão do Onça, no Bairro São Gabriel, e do Córrego Olaria, no Barreiro. As vistorias devem ocorrer no início do mês de maio e as regiões objeto das visitas sofrem historicamente com o período de chuvas, em decorrência de alagamentos e inundações que acabam causando prejuízos a moradores e comerciantes. Confira aqui o resultado final da reunião.

Ribeirão do Onça

A primeira vistoria será no 5 de maio, às 10h, às obras de prevenção de inundações na região do Ribeirão do Onça. Durante a agenda, que tem ponto de encontro marcado na Estação do Move - São Gabriel, serão verificados três setores: 1) o canteiro de obras no Ribeirão do Onça para implantação de canal de macrodrenagem paralelo;  2) o canteiro de obras para implantação do parque ciliar do Ribeirão do Onça (que inclui a relocalização das famílias em risco e afetadas pelas obras), e 3) o canteiro de obras para implantação da estrutura hidráulica (Praça das Águas), na confluência do Córrego Cachoeirinha e Ribeirão Pampulha.

Córrego Olaria

Já no dia 10 de maio, às 9h, a comissão vai verificar o andamento das obras de prevenção de inundações na Região do Barreiro. Dois locais serão vistoriados: 1) o canteiro de obras para implantação da bacia de detenção do Córrego Olaria (volume de 110 mil m³); com ponto de encontro marcado para a Rua Belo Perone, nº 20, no Bairro Olaria; e 2) o canteiro de obras para implantação do reservatório de detenção do Bairro das Indústrias (volume de 120 mil m³), com ponto de encontro na Rua José Bicalho, nº 73, no Bairro das Indústrias.

Trechos têm histórico de inundações

Ambos os pedidos de vistoria foram protocolados pela presidente da Comissão Especial de Estudo - Drenagem Urbana, vereadora Fernanda Pereira Altoé (Novo), que justificou a solicitação lembrando que Belo Horizonte registrou uma elevada quantidade de chuvas no início deste ano e que a fiscalização do andamento das obras é essencial para prevenção de infortúnios. "As regiões onde estão ocorrendo as obras sofrem historicamente com o período de chuvas, em decorrência de alagamentos e inundações que acabam causando diversos prejuízos financeiros para os moradores, para os comerciantes locais e para os motoristas que transitam por ali, além de ocasionar, muitas vezes, a perda de vidas", descreveu em trecho do pedido.

As visitas às obras devem ser acompanhadas por representantes da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) e Companhia Urbanizadora de Habitação de Belo Horizonte (Urbel).

Além de Fernanda Pereira Altoé que a presidiu, participaram da reunião Bella Gonçalves (Psol), Macaé Evaristo (PT), Irlan Melo (sem partido) e Reinaldo Gomes Preto Sacolão (MDB).

Assista ao vídeo com a íntegra da reunião.

7ª Reunião - Comissão Especial de Estudo - Drenagem urbana