DRENAGEM URBANA

Vereadores vão fiscalizar andamento de obras para evitar inundações

Comissão deve agendar visitas técnicas a áreas de risco próximo ao Córrego do Onça, Região Norte de BH, e no Barreiro

quarta-feira, 16 Março, 2022 - 12:00

Foto: Cláudio Rabelo / CMBH

Depois dos estragos provocados no início do ano, as chuvas deram uma trégua em BH, momento de retomar e iniciar obras de escoamento de águas pluviais e de contenção de encostas. Com o objetivo de fiscalizar o andamento dessas intervenções em regiões historicamente atingidas por inundações, a Comissão Especial de Estudo - Drenagem Urbana aprovou, nesta quarta-feira (16/3), o envio de pedido de informação à Prefeitura sobre ações emergenciais em áreas de risco, como as Avenidas Vilarinho, Cristiano Machado, Prudente de Moraes, Francisco Sá, Silva Lobo e Tereza Cristina. No próximo encontro, o colegiado deve marcar visitas técnicas a canteiros de obras na Região Norte (Córregos do Onça, Cachoeirinha e Pampulha); e no Barreiro (Córrego Olaria) e Bairro das Indústrias. Segundo os vereadores, alagamentos nesses locais acabam por causar prejuízos financeiros a moradores, comerciantes e motoristas, ocasionando, muitas vezes, a perda de vidas.

Assindo por Nikolas Ferreira (PRTB), pedido de informação ao prefeito Alexandre Kalil (PSD) questiona o andamento de obras para a solução de alagamentos ocorridos em regiões de risco - Avenida Vilarinho com Rua Dr. Álvaro Camargos (Região de Venda Nova); Av. Cristiano Machado com Av. Sebastião de Brito (Bairro Dona Clara); Av. Bernardo Vasconcelos com Av. Cristiano Machado (Bairro Ipiranga); Av. Heráclito Mourão de Miranda com Av. Professor Clóvis Salgado (Bairro Santa Terezinha); Rua Pitangui com Av. Silviano Brandão (Bairro Floresta); Av. Prudente de Moraes com Rua Joaquim Murtinho (Bairro Cidade Jardim); Av. Francisco Sá com Rua Erê (Bairro Prado); Av. Silva Lobo com Av. Barão Homem de Melo (Bairro Barroca); Av. Tereza Cristina com Av. Palestina (Bairro Cidade Industrial); e Rua Platina com Rua Diorita (Bairro Calafate).

Visitas técnicas

Deve ser convocada reunião extraordinária da comissão para a aprovação de visita técnica a obras de prevenção de inundações na Região do Ribeirão do Onça para implantação de canal de macrodrenagem paralelo; parque ciliar; realocação de famílias em risco e afetadas pela obras; e implantação da estrutura hidráulica (Praça das Águas) na confluência do Córrego Cachoeirinha e Ribeirão Pampulha. Também ficou pendente o agendamento de vistoria a obras na Região do Barreiro para verificar ações em andamento para implantação da bacia de detenção do Córrego Olaria (volume de 110 mil m²) e do reservatório de detenção do Bairro das Indústrias (volume de 120 mil m²).

Solicitadas por Fernanda Pereira Altoé (Novo), as visitas devem ser acompanhadas por representantes da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) e Companhia Urbanizadora de Habitação de Belo Horizonte (Urbel).

Participaram da reunião as vereadoras Fernanda Pereira Altoé, Macaé Evaristo (PT) e Bella Gonçalves (Psol).

Confira o resultado completo do encontro e assista o vídeo.

6ª Reunião Ordinária - Comissão Especial de Estudo - Drenagem urbana