AUDIÊNCIA PÚBLICA

Moradores pedem passarelas para atravessar linha de trem e acessar escola

Passagem sobre trilhos da linha férrea ligando dois bairros da região e acesso à escola municipal são solicitados

terça-feira, 16 Novembro, 2021 - 15:30
Fachada da Escola Municipal Antônio Sales Barbosa, no Bairro Tirol, durante o dia.

Foto: Google Maps / Street View

A instalação de passagem sobre os trilhos da linha férrea ligando o Bairro Conjunto Túnel do lbirité ao Lindeia, e de passarela garantindo acesso à Escola Municipal Antônio Sales Barbosa (situada à Rua Sábino José Ferreira, n° 5, Bairro Tirol) serão temas de audiência pública realizada pela Comissão de Desenvolvimento Econômico,Transporte e Sistema Viário na próxima quinta-feira (18/11), às 13h30, no Plenário Camil Caram. A reunião tem o objetivo de discutir melhorias no trânsito e na acessibilidade nos bairros Tirol, Conjunto Túnel do lbirité, ltaipu, Regina e Lindeia, situados na região do Barreiro, e foi solicitada por Irlan Melo (PSD). Parlamentares e convidados participam do debate por videoconferência e a população também pode interagir enviando perguntas, comentários e sugestões, por meio de formulário eletrônico já disponível no Portal CMBH.

No requerimento da audiência, Irlan Melo explicou que a instalação de uma passagem sobre os trilhos da linha férrea ligando o Conjunto Túnel do lbirité ao Lindeia garantiria melhor fluxo na região, que tem diversas instituições de ensino e intenso tráfego de veículos. Além disso, a passagem mais próxima para comunicação entre os bairros mencionados é na Rua Fabiano Taylor, que costuma apresentar congestionamentos nos horários de pico. O vereador acrescentou que, segundo Portaria n° 2 da Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT) de 5 de janeiro de 2021, publicada no Diário Oficial da União de 13 de janeiro de 2021, a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura de Belo Horizonte (Smobi) foi autorizada a executar a obra de implantação de passarela para travessia da via férrea.

A audiência também irá tratar de outra reivindicação da comunidade local que é a instalação de uma passarela garantindo acesso à Escola Municipal Antônio Sales Barbosa. Alunos, pais e funcionários que residem na região encontram dificuldades na travessia da linha férrea e precisam percorrer aproximadamente dois quilômetros para chegar na escola.

Foram convidados para a audiência o secretário da Smobi, Josué Costa Valadão; o presidente da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte S/A (BHTrans), Diogo Oscar Borges Prosdocimi; o coordenador de Atendimento Regional Barreiro, Walmir Anselmo Mattos; o representante da MRS Logística S.A., Sérgio Henrique Carrato; a diretora da Escola Municipal Antônio Salles Barbosa, Giovana de Lima Linhares Melo; e os seguintes presidentes de associações: Edson Amorim Resende (Tirol Ativo), Webson Robson da Silva (Crescer Social) e Glauber Barcelos Gomes (Associação Comunitária Conjunto Túnel de Ibirité).

Acidentes na linha de trem

Em 2019, a imprensa noticiou dois acidentes envolvendo a linha de trem no Barreiro, o que resultou em duas pessoas mortas e uma ferida. O primeiro deles, ocorrido em 1º de fevereiro, provocou a morte de um homem de 48 anos que morreu atropelado por um trem no Bairro Pongelupe. Na época, a Polícia Militar informou que o homem, alcoolizado, decidiu caminhar pela linha férrea, onde o acidente ocorreu. O segundo aconteceu no dia 30 de agosto, data em que um trem atropelou duas pessoas no túnel do Bairro Tirol, que faz divisa com o Jatobá. As duas vítimas, um homem e uma mulher, foram socorridas com a ajuda do helicóptero do Corpo de Bombeiros. O homem não resistiu aos ferimentos e faleceu no Hospital de Pronto-Socorro João XXIII. Na época, a MRS, empresa responsável pela administração da ferrovia, informou que o acidente ocorreu em um trecho em que é proibida a presença e trânsito de pessoas e que houve acionamento de buzinas, luzes e aplicação correta do freio de emergência, conforme o protocolo de procedimentos.